
O primeiro caso notificado como suspeito de varíola dos macacos na cidade de Belo Jardim, no agreste, foi descartado nesta quinta-feira (18), conforme informou a Secretaria de Saúde do município.
“O Núcleo de Epidemiologia Hospitalar recebeu o resultado do primeiro caso suspeito do Monkeypox Vírus do município, responsável por transmitir a varíola dos macacos, qual foi descartado. Resultado não detectável para o vírus”, informou a Secretaria através de nota.
Os exames coletados para diagnóstico em todos os municípios do estado estão sendo enviados para o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco).
Apesar desta notificação descartada, outros 10 casos estão sendo investigados em Belo Jardim, e os pacientes seguem em isolamento domiciliar.
Todos estes dez pacientes não possuem histórico de viagem para locais endêmicos, apresentaram sintomas como lesões cutâneas e febre.
Eles receberam atendimento médico, foram medicados e orientados conforme o protocolo do Ministério da Saúde.
“Reforçamos que através do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, seguimos com as medidas de notificação, monitoramento e investigação dos casos”, informou a Secretaria.