Nos dias 27 e 28 de agosto de 2024, Santa Cruz do Capibaribe sediará a primeira edição da Mostra de Audiovisual Santa-cruzense, evento independente com o apoio de instituições locais, lojas e comércio da cidade. A mostra, que conta com patrocínio do Moda Center, acontecerá no Auditório do Moda Center, das 14h às 22h.
Idealizada pela professora e documentarista premiada Yngrid Herly, a mostra tem como objetivo evidenciar e valorizar os talentos locais na produção audiovisual. Yngrid, que atua há mais de 13 anos na educação infantil, ganhou destaque com seu documentário sobre a comunidade rural Sítio Magana, premiado no Curta Taquary como melhor roteiro.
O projeto da mostra conta com a expertise do produtor cultural Rodolfo, que assina a produção executiva. Residente em Santa Cruz do Capibaribe há quase 10 anos, Rodolfo é publicitário e produtor cultural com vasta experiência em comunicação, moda e audiovisual. Seu mais recente projeto, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, será uma websérie sobre a continuidade do ofício de costureiras na cidade que fará também estreia na programação da mostra.
A Mostra de Audiovisual Santa-cruzense é um projeto que visa não apenas dar relevância aos trabalhos audiovisuais da cidade, mas também contribuir para a formação de um público consumidor e apreciador das produções locais.
Para isso, a equipe tem traçado parcerias com escolas públicas e privadas visando a visitação de alunos e alunas durante a programação com entrada gratuita para escolas, pais, professores e professoras e visitantes.
A valorização da cultura e da arte local é fundamental para o desenvolvimento cultural e econômico da região, criando oportunidades para novos talentos e fortalecendo a identidade cultural da cidade.Convidados Especiais:
Kátia Mesel – Cineasta e documentarista pernambucana, criadora do documentário “Sulanca” na década de 80, Kátia volta a Santa Cruz do Capibaribe 40 anos depois para falar de seu trabalho e reconhecer novas realidades da feira da sulanca. Ela será homenageada pela Câmara de Vereadores com o título de cidadã santacruzense durante a mesma semana da mostra, como parte da programação.
Jorge Feitosa – Estilista sulanqueiro santacruzense, Jorge é o principal expoente atual da moda feita na cidade. Com 20 anos de carreira, suas criações já desfilaram em importantes semanas de moda como a Casa de Criadores, evento do qual Jorge faz parte do line-up permanente. Na obra de Jorge também é possível contar com produtos em audiovisual como produção de vários fashion filmes, um deles fará parte também da mostra.
Karla Ferreira – Atriz, produtora e realizadora, Karla Ferreira atua na luta pela descentralização do cinema e interiorização das políticas culturais desde 2010. Como influenciadora digital, cria conteúdos para mulheres plus size. Karla é diretora da websérie “Precisa-se de Costureiras”, que estreará durante a mostra.
Virgínia Guimarães – Designer, artista visual-sonora e cineasta, Virgínia trabalha com a Punctum Filmes, laboratório de audiovisual no Agreste, e produz projetos de arte e design no estúdio Base/Mais. Ela também atua como produtora e pesquisadora do Museu de Arte Sertão Agreste (MASA).