As Curtinhas do Romenyck Stiffen

.

.

Montanha russa: A política é feita de momentos, gosto muito de usar o termo “montanha russa”, e o prefeito Fábio Aragão passa por esse momento de altos e baixos. Contudo, resta saber como administrar cada uma dessas fases, principalmente, como sair dos momentos mais difíceis.

Alta: O prefeito Fábio administrou um final de semana difícil para cidade, estamos falando das fortes chuvas que ocorreram no sábado 18/03. Sua equipe entrou em campo e conseguiu monitorar e “estancar” de forma “momentânea” as sequelas deixadas pelas chuvas.  Na ocasião, se postou como um verdadeiro líder à frente de um problema.

Baixo: Mas durante a semana alguns problemas surgiram e faltou tato político ao prefeito e sua equipe. Uma delas é a difícil relação que a gestão vem construindo com a categoria de professores. A equipe do prefeito Fábio sentou com a comissão dos professores no início do ano, mostrou o seu lado e o que “supostamente podia pagar”, a mesma também ouviu dos professores seus anseios e seus números. Neste meio termo reunião foi desmarcada e quando enfim, o prefeito sentou com a categoria, necessário destacar que mais de um mês depois, foi para apresentar a mesma proposta, por sinal, VERGONHOSA.

Sem protagonismo: Acredito que nunca assisti, em discussões com a categoria, a falta de protagonismo de um ou uma secretária de Educação como ocorre nesta gestão. É verdade que a Secretaria de Educação não é plena e a questão dos salários não passa pela mesma, mas é impressionante como a professora Cleciana consegue passar sem nenhum protagonismo nas discussões. Cleciana conhece a categoria, suas reivindicações, já fez parte do processo de luta e sinceramente não consigo imaginar de que forma vem assessorando o prefeito Fábio nessa pauta.

Urgente: O prefeito Fábio ainda assistiu, durante a semana, o vereador oposicionista Nailson Ramos ganhar repercussão com a solicitação de uma comissão para investigar o “suposto” desaparecimento de uma tonelada de milho que seria distribuído para o homem do campo, afetando a pasta de um dos seus secretários de maior protagonismo positivo na gestão. O secretário Marcelo Cumaru mostrou revolta com a denúncia do vereador, mas o que precisa mesmo é, urgentemente, administrar a pauta sem arranhar a gestão.

Emperrado: Com um diálogo travado com a Câmara de Vereadores, Fábio precisa que projetos importantes sejam aprovados para que o seu governo respire futuramente, mas que estão emperrados, a exemplo da reformulação da Previdência do município e do empréstimo do hospital.

Falando nisso: Outro que vive altos e baixos é o presidente da Câmara, Zeba. Acertou durante a semana, ao devolver 100 mil reais a prefeitura para ajudar as pessoas vítimas das chuvas, mas teve a confirmação do seu erro grotesco na sessão que presidiu de forma desastrosa na última quinta-feira, 16/03, na ocasião da votação das emendas do projeto que autoriza o financiamento dos recursos para construção do novo hospital municipal. O parecer da Câmara apontou que as emendas desse tipo deveriam ser votadas em 2/3 e não em maioria simples como foi feito. Resta saber como o presidente irá administrar tal situação, sem manchar mais do que vem sendo manchado a imagem da casa perante a população nos últimos anos.

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter