As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

 

Giro: O mês de dezembro bate à porta e com ele as eleições para mesa diretora das Câmaras de Vereadores da nossa região. Nesse contexto, conversamos no final de semana com membros e fontes de diversos grupos políticos de Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas, para entendermos como estão as articulações políticas para a disputa em cada cidade.

Dia 8: Em conversa com o presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, Capilé da Palestina, o mesmo nos afirmou que estará passando para os demais parlamentares a programação do final do primeiro biênio, ou seja, o final do seu mandato à frente da mesa diretora. Na programação estará a entrega do plenário para o próximo dia 8 de dezembro e a eleição no dia 15 de dezembro, que ocorrerá, obvio, no novo plenário.

15 dias: Pois é, Capilé conseguirá entregar, em sua gestão, o plenário que havia prometido e os vereadores, com seus respectivos grupos políticos, terão mais 15 dias de articulações na busca da presidência da Casa Doutor José Vieira de Araújo.

Lista tríplice: Nos bastidores, vinha ganhando força uma composição formada por membros dos três grupos políticos, em uma articulação dos vereadores Emanuel Ramos, Flávio Pontes e Gilson Julião, a ideia seria mostrar uma mesa diretora forte e uma Câmara unida, com o intuito de resgatar o prestigio e a confiança, perante a sociedade, de um Poder Legislativo de fato independente. Contudo, surgiram resistências, em conversa com esse colunista a vereadora Jéssyca Cavalcanti afirmou que não vota neste projeto que ela denominou de “lista tríplice”.

Fervendo: Os bastidores estão fervendo, o grupo Azul têm uma certa vantagem, mas nos bastidores o ex-prefeito Edson Vieira busca uma garantia e isso ficou nítido após o vereador situacionista, Vando da Sertec, externar que Vieira entrou em contato para um possível acordo. Como trouxemos no programa Rádio Debate, Vando afirmou a este colunista que é de grupo e um acordo só ocorreria com ele na presidência em uma junção de apoio com o grupo que faz parte.

Embaralhou: A fala de Vando embaralhou o jogo, pois apontou que Edson está em busca de uma vitória sem uma junção das oposições e tentando aumentar sua bancada. Enquanto isso, membros do grupo Verde se dividem nas estratégias a tomar e membros do grupo Vermelho são assediados para composições. Apesar das articulações estarem ocorrendo, o jogo só será definido no dia.

Sem data: Entramos em contato com membros dos grupos políticos de Brejo da Madre de Deus e até o momento não há uma data definida para a eleição da nova mesa diretora. Faz basicamente um mês que não há sessões ordinárias na Casa e faltam três reuniões para fechar o calendário legislativo. Sem revelarmos nossas variadas fontes, mas bebemos de cada uma delas, um ponto é unanime, o resultado da eleição, hoje, passa pelo presidente Silvano.

Na espera: Em conversa com uma fonte do grupo de Dr. Edson e Josivaldo, o mesmo nos apontou que espera o voto de Silvano em Damião, já uma fonte do grupo ligado ao ex-prefeito Hilário nos afirmou que conta com Silvano para uma estratégia de Hilário no dia da Eleição, o grupo têm em Dr. Jan um dos principais nomes para disputa. Contudo, os sinais de uma adesão de Silvano ao grupo de situação não são descartados por aliados do prefeito Roberto Asfora.

Sem respostas: Entramos em contato com Silvano para obtermos respostas em relação a data da eleição da Câmara e até o momento da publicação desta coluna, não obtivemos respostas. Mas em contato com parlamentares, até mesmo “aliados”, os mesmos destacaram que estão na mesma dificuldade em saber a data da próxima reunião, além da data da eleição. Mas, como podemos observar, a resposta que todos estão esperando e até o momento não conseguem desvendar é, qual será o verdadeiro posicionamento de Silvano em relação a eleição da Câmara?

Dia 20: Essa é a data da eleição da Câmara de Taquaritinga do Norte. O cenário por enquanto é de uma oposição que é maioria, mas bate cabeça sem sinais de unidade, enquanto do outro lado o grupo de situação não conseguiu definir, ainda, seu nome para disputa. Uma fonte do grupo de situação nos repassou que a bancada sentará com o prefeito Lero ainda essa semana, para tentar definir algo.

Unânime: Em Jataúba a eleição da Câmara ocorrerá próximo dia 9 de dezembro e as chances de uma votação unânime para reeleição da atual mesa diretora não é descartada, ou seja, não havendo nenhuma surpresa, o próximo biênio da Casa de Leis de Jataúba contará com a permanência de Chico de Irineu na presidência, Furibinha na primeira secretaria e Maviael de Abílio na segunda secretaria.

Se liga na Polo: No final da tarde você já sabe, ouça na programação da Rádio Polo, a versão em áudio d’As Curtinhas do Romenyck Stiffen.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter