
É oficial: A partir dessa semana inicia uma nova fase para eleições de 2022, pois nesta segunda-feira (15), encerra o prazo para registro de candidaturas. É o momento de saber quem de fato ficou nos registros das atas das siglas partidárias e qual cargo estarão disputando.
A hora do start: Com o registro confirmado, na terça-feira (16) os candidatos estarão aptos para, de fato, “botar o bloco na rua” na tentativa de conquistar os eleitores, pois iniciará a propaganda eleitoral, incluindo a divulgação na internet e por alto falantes, caminhadas, carreatas e passeatas.
Tem opção: Se 2022 não for a eleição a nível estadual que Santa Cruz do Capibaribe contará com o maior número de candidatos com o domicilio eleitoral na cidade, temos certeza que é uma das eleições com mais postulantes. Com o fim do prazo dos registros eleitorais, podemos ultrapassar o número de 10 candidatos este ano, isso fazendo a soma entre candidatos a deputados estaduais, federais e uma candidatura a vice-governadora.
Para todo gosto: E essas opções são as mais diversas possíveis o que é importante para o processo democrático, pois o eleitor de Santa Cruz que for procurar entre os denominados “filhos da terra”, encontrará candidatos com ideologia diversas, seja ela de centro, direita ou esquerda, assim como as mais diferentes bandeiras, seja ela o esporte, a confecção, a segurança, etc.
Possível êxito: Com tantos candidatos “filhos da terra”, vamos igualar a marca de 2010 ou ultrapassaremos a mesma? Estamos nos referindo ao ano onde Santa Cruz conseguiu seu melhor desempenho de representatividade eleitoral ao serem divulgados os resultados das urnas. Na época foram eleitos dois deputados estaduais: Diogo Moraes e Edson Vieira. Além do feito histórico, onde José Augusto Maia sagrou-se o primeiro e único, até o momento, filho da terra eleito deputado federal.
Coincidência: Em um cenário completamente diferente, 12 anos depois os principais agentes políticos de 2010 estarão novamente na disputa este ano. Contudo, como podemos observar acima, eles estarão em uma disputa “caseira” com diversos nomes de nossa cidade, além de um tabuleiro político muito diferente daquele período, ocasionado principalmente pelo resultado das urnas na eleição municipal de 2020.
Acima de tudo: Independentemente da cor partidária, ideologia política ou a bandeira especifica que cada um dos candidatos tenha, desejamos boa sorte a todos no processo que se inicia! Mas que acima de tudo, Santa Cruz do Capibaribe conquiste nas urnas uma representatividade forte para nossa cidade e todo o Polo de Confecções, assim, como sempre vem se conquistando desde a década de 1990.
Se liga na Polo: Logo mais, às 17h, na programação da Polo, você acompanha as Curtinhas do Romenyck em Áudio, com bastidores da política da nossa região.
As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade de seu autor.















