As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

 

Dentro dos bastidores: Passamos basicamente uma semana em visitas ao município de Taquaritinga do Norte e na ocasião conversamos e ouvimos MUITO os principais agentes políticos do município, em uma de nossas visitas, participamos diretamente de uma mala com oito, dos 11, vereadores da cidade, parlamentares de todas as alas políticas da Dália da Serra, e é perceptível que de frio, só existe o clima da cidade, pois a política na Terra do Café, esquenta a cada dia. Nesse contexto, nas Curtinhas desta semana, vamos tentar destrinchar o que colhemos nos bastidores.

24h: Taquaritinga está respirando política 24h por dia, pois estamos acompanhando, diariamente, a antecipação da discussão política de 2024, mas na Câmara de vereadores, particularmente, a grande maioria absoluta dos parlamentares estão fazendo as contas e articulações para fazer à mesa diretora que estará à frente da Casa de Leis no biênio 2023/2024, mesmo as eleições só ocorrendo na penúltima reunião ordinária do ano, que deverá ocorrer em dezembro.

Elemento principal: Os grupos de oposições, juntos, têm seis dos 11 vereadores e entre os seis parlamentares, está o vereador mais velho (principal critério de desempate) que é o Milton Cícero (MDB). Mas falta o elemento principal: UNIDADE.

Sinuca de Bico: O vereador oposicionista Ronaldo César (PSD) deixou mais que claro, tanto ao utilizar a tribuna da Câmara na última sessão (13), como em conversa com este colunista, que será candidato a presidente da casa, independente de ter apenas o próprio voto. Nos bastidores, existe uma forte resistência de membros da bancada Gravatinha de votar em Ronaldo, pois não engolem a forma que o parlamentar deixou o grupo, nem a postura política do vereador.

Pelo empate: Mesmo sem o desejo de votar em Ronaldo e sem contar com o voto do mesmo para eleição do próximo biênio, o grupo Gravatinha tem a opção de compor com Milton Cícero e jogar pelo empate, já que o parlamentar é o mais velho. Contudo, membros do grupo Gravatinha nos confidenciam que ainda precisam digerir a falta de gestos, por parte de Milton, no último biênio, onde não compôs com o grupo Gravatinha e contribuiu para o grupo Calabar assumir a mesa diretora, levando o vereador Demir assumir a presidência.

Fortalecer?: Outro ponto de preocupação de membros do grupo Gravatinha, a possibilidade de fortalecer um novo grupo político da cidade, caso Milton e Ronaldo cheguem à presidência. Por outro lado, existe o dilema de assistirem mais uma vitória Calabar. Necessário também apontar que no grupo Gravatinha, tanto o vereador Amauri Mino, quanto o parlamentar Guilherme Cumaru colocaram o nome a disposição para disputar a presidência.

Sem resolução: Um parlamentar de oposição nos informou que uma reunião entre as oposições existiu nos últimos dias, mas sem chegar a uma resolução.

Chamou atenção: Em entrevista a Rádio Filadélfia FM, na ultima sexta-feira (16), o vereador oposicionista Hélio de Novo afirmou que, dependendo da conjuntura, não tem dificuldades de votar no vereador situacionista Eraldo da Pedra Preta. Necessário lembrar que Eraldo já chegou à presidência uma vez com os votos e compondo a mesa com oposição, entre eles o próprio Hélio, e não é a primeira vez que Hélio elogia a presidência de Eraldo.

Faca e o queijo?: Olhando as dificuldades existentes para que os grupos de oposições possam se unir e ocasionar uma derrota no grupo de situação, nós poderíamos até imaginar que o grupo Calabar estaria com a faca e o queijo na mão. Contudo, não é fácil encontrar um nome que tenha, hoje, a unanimidade.

Novo elemento?: De forma aberta e sem pedir reserva o presidente Demir nos afirmou, na frente dos demais pares, que poderá colocar o projeto da reeleição para ser votado pelos vereadores. Entre os parlamentares presentes em nossa conversa, percebemos que as bancadas Calabar e Gravatinha, hoje, não teriam unanimidade em uma linha de aprovação ou reprovação do referido projeto. Contudo, dificilmente, hoje, o projeto passaria sem um dispositivo na lei que garantisse que a reeleição só valesse para a próxima legislatura.

Fica ligado: Hoje, logo mais às 17h, na Rádio Polo, estaremos trazendo os bastidores da política de nossa região, e Taquaritinga também estará em pauta. Entre alguns pontos: O recuo dos aliados do deputado Lessa e mais uma expulsão na política na cidade, além de outros bastidores, fica ligado.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade de seu autor.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter