As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

 

Pingo nos is: Após uma semana turbulenta no grupo Carneirinho, ocasionado pela tentativa do presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, Capilé da Palestina (PSD), em colocar na pauta de discussão o projeto que regulamenta a verba indenizatória para o presidente da Casa de Leis, o líder do grupo, Allan Carneiro (PSD), esteve visitando a Câmara na última sexta-feira, (19), e em uma reunião extensa com o presidente Capilé, segundo membros do grupo, foram colocados os pingos nos is de ambas as partes.

Mal conduzido: Apesar do presidente Capilé e sua equipe à frente da Câmara ter conduzido de forma atrapalhada o referido projeto e a opinião popular ter visto de forma negativa toda situação, o líder do grupo, Allan Carneiro, também não soube conduzir o processo publicamente, deixando os principais membros do grupo de forma muito solta e alguns em uma fogueira que só o tempo dirá o tamanho e o tipo da queimadura politica, a exemplo do vereador Capilé.

A gasolina: Ficou perceptível que o vereador situacionista Carlinhos da Cohab (PP) jogou o presidente Capilé em uma fogueira enorme, mas também ficou claro que a maior parte da cúpula do grupo Verde tentou apagar o fogo com gasolina. Nitidamente que publicamente Capilé teve mais solidariedade em seu “erro” de membros dos grupos adversários que do próprio grupo.

O encontro: O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), está marcando presença nas prévias da eleição nacional do PSDB em Brasília e seu apoio é ao presidenciável Eduardo Leite. Mas para Edson, essa ida à capital federal tem uma importância ainda maior, pois em participação ao programa A Hora do Povo do último sábado (20), o ex-prefeito relatou que terá um encontro com presidente Nacional do PSDB, Bruno Araújo, onde na pauta estará a organização do partido no Estado para as eleições de 2022.

Decisivo: O encontro pode ser decisivo para família Vieira em relação às eleições de 2022, Edson já deixou claro que estará no campo das oposições em Pernambuco, contudo, apesar de estar no PSDB, à balança entre Miguel com o futuro Aliança Brasil ou Raquel e a permanência no PSDB ainda seria um dilema. Mas a viabilidade “do projeto” ou “dos projetos” da família Vieira é o que vai pesar na decisão.

Justificando: Após forte repercussão, a vereadora situacionista Landa de Giva (PSDB) usou a tribuna na sessão da Câmara de Jataúba na última sexta-feira (19), e justificou o motivo do seu voto contrário a um projeto enviando pelo poder executivo em relação ao aumento das alíquotas na contribuição previdenciária dos servidores do município. Segundo a parlamentar, ela não votou contra a gestão, mas pensando nos aposentados e em quem recebe um salário mínimo. A vereadora ainda destacou que ser uma representante do povo, “e quando um projeto que for colocado em votação, trouxer benefícios, votarei a favor com certeza”.

Saia justa: Não foi só o voto da vereadora que repercutiu, mas nitidamente seu discurso obrigou os seus companheiros de bancada a terem que justificar novamente os seus votos em relação ao projeto e apontarem que caso o projeto não tivesse conseguido a aprovação o município seria prejudicado. Pra quem achava que o dilema da prefeita Dr. Cátia (Republicanos) e o líder Boy seria definir o deputado estadual para 22, é necessário voltar às atenções para Câmara, pois uma má condução em um atrito, pode fazer a viola desafinar.

Ponteiro ajustado?: Ficou perceptível, para quem vêm acompanhando as últimas sessões da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, que o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) vem conseguindo consolidar o apoio da bancada de situação em relação ao seu projeto de reeleição para 2022. O vereador Eraldo da Pedra Preta (PSB) era um dos que apontavam dificuldades no apoio e afirmava só apoiar caso suas reivindicações em relação às ações do deputado na zona rural do município fossem atendidas. Nas últimas sessões, não só Eraldo, como outros vereadores da bancada estão destacando as ações do deputado para a cidade.

Pessoal: Na sessão da última terça-feira (16), o vereador e líder da bancada de Taquaritinga do Norte, Geovane César destacou, sem citar nomes, que quem está antecipando 2024 é porque estaria pensando em projeto pessoal e não em Taquaritinga do Norte. A fala de Geovane é muito semelhante a do deputado federal Ricardo Teobaldo em relação à discussão dos bastidores políticos de Taquaritinga do Norte.

Falando nisso…: Fiquem ligadinhos em nossas Curtinhas que irão ao ar nesta segunda-feira (22), na Rádio Polo, às 16h, ficando, assim, por dentro da indignação do líder do governo Lero na Câmara, Geovane César, com parte da equipe do governo municipal, devido um emenda de dois milhões de reais do deputado Ricardo Teobaldo para Taquaritinga do Norte e que pode ser perdida. A discussão esquentou a última sessão realizada na quinta-feira (18), os bastidores da política e a relação entre vereadores da base do governo e secretários.

 

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade de seu autor.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter