As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Articulações e decisões

Decisivos: Mesmo com os prazos eleitorais estendidos, os bastidores políticos caminham para momentos decisivos entre as quatro pré-candidaturas postas até o momento, em Santa Cruz do Capibaribe. As articulações não param e muitas surpresas estão reservadas para as próximas semanas.

O vice: Em conversa com uma fonte do grupo Boca Preta, me foi informado que, entre a última semana do mês de julho e a primeira de agosto, o prefeito Edson Vieira (PSDB) anunciará o nome que irá compor a chapa com o pré-candidato Dida de Nan (PSDB). Nesse contexto, Edson quer evitar desgastes interno com as especulações da vice. Pelo que consegui colher, o favorito é o professor, ex-secretário de educação, Joselito Pedro (PSDB). O professor tem uma tremenda aceitação nos bastidores do grupo e sua “militância” já estaria mais do que animada novamente.

Mistério: Perguntei ao prefeito Edson Vieira sobre a situação exposta. Sem negar ou afirmar de forma direta, ele afirmou que “esse fim de mês e começo de agosto será de várias articulações, novidades, muita conversa e definições”.

Padrão: A resposta do prefeito foi padrão para outra informação que obtive, quanto ao PSL, que não estaria resolvida em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com o que colhi, articulações nas instâncias superiores da sigla estariam sendo feitas e a mesma ainda pode fazer parte do núcleo de apoio à pré-candidatura de Dida de Nan.    

Autonomia: Conversei com o presidente municipal do PSL, Denisio Duarte, e percebi que ele acredita que a condução está sendo bem feita na esfera local e rejeita a possibilidade de ingerência. Nesse contexto, Denisio me afirmou: “a regional nos deu autonomia pra resolver a questão local, porém existem nuances na política local que muitas vezes exigem um assessoramento da regional e/ou estadual… Mas eu descarto essa possibilidade de ingerência, pois de acordo com a condução local, não exige necessidade dessa ingerência”. 

E os 80?: Em participação no programa rádio debate, da Rádio Polo, Denisio afirmou que em recente reunião com os pré-candidatos do PSL ao legislativo, 80% decidiram em permanecer com o apoio ao pré-candidato Alan Carneiro (PSD). Nesse contexto, em uma possível ingerência na sigla, como ficaria a situação desses pré-candidatos que desejam manter o apoio a Carneiro?

Tem mais: Parafraseando o prefeito, várias articulações, novidades, muita conversa e definições ainda irão ocorrer até as convenções. Não são apenas o PSB e PSL que estão correndo risco de ingerências, mas poderemos assistir mais partidos mudando suas bases de apoios.

Reta final: Em Taquaritinga do Norte, a articulação em relação à composição das majoritárias basicamente chegou a sua reta final. Apesar da pré-candidatura do Professor Jurandir (PP), nos bastidores é dado como certo que só existirão três candidaturas e que as chapas já estariam praticamente definidas, são elas: No grupo de situação a dobradinha se repetirá com Lero (PSB) e Gena (PSDB), enquanto nas oposições estariam Jânio Arruda (PSD) e Batata (PSD) em uma composição e Fábio de Jairo (MDB) e Suerlan Santiago (MDB) em outra.  

As opiniões aqui expressas são de total responsabilidade do autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter