As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Confusão: Após a sessão da Câmara de Taquaritinga do Norte, realizada na última quinta-feira, 06/02, ficou nítido a confusão formada em relação às contas do ex-prefeito Lero, referente ao ano de 2017, principalmente após a indagação do vereador Geovane César, que era líder do governo Lero, ao presidente da Câmara, Guilherme Cumaru, após o projeto de resolução ser apresentado na referida sessão.

Notificação ou votação?: A dúvida de Geovane, que havia votado nas referidas contas em dezembro de 2022, era a mesma que basicamente todo mundo tinha, a conta havia sido reprovada pela casa há mais de dois anos iriam entrar em pauta para eximir a atual mesa diretora de qualquer erro pôr as contas não terem sido notificadas ou seriam votadas novamente?

Do zero: A explicação dada a Geovane e a toda população na última sessão, tanto pelo atual presidente Guilherme, quanto pelo ex-presidente Demir, é que as contas estavam com uma liminar em vigor, onde a defesa do ex-prefeito Lero alegava a falta da ouvida de testemunhas em uma das etapas do processo, mas que a liminar havia sido arquivada em fins do segundo semestre do ano passado e com a cobrança por parte do TCE por uma resolução do poder legislativo do município, o presidente Guilherme, aconselhado por seu jurídico, irá tratar as contas a partir da estaca zero, ou seja, voltará a basicamente todo o processo na Câmara, passando pelas comissões competente e sendo votada mais umas vez pelo pleno da casa.

Muita informação: Segundo o vereador Geovane, era necessária essa transparência por parte da casa, pois havia muita informação por parte da imprensa, onde uma parte falava uma coisa e outra parte falava de forma diferente, o que estava gerando confusão no meio da população. Mas necessário destacar que se o vereador que votou nas contas, que está presente na casa desde quando a mesma chegou pela primeira vez e era líder do governo na Câmara, não tinha as informações precisas, inclusive alegou que a casa não havia dado ciência dos acontecimentos jurídicos, imagina o restante da população, incluindo a imprensa.

Audiência: Em Brejo da Madre de Deus, na sessão da Câmara realizada na última quinta-feira, 06/02, o vereador Jobson Barros protocolou um requerimento para que uma audiência seja realizada pela casa, onde serão tratados os problemas existentes há anos na PE 145 e 160 e nunca solucionado. O vereador ainda cobrou que a referida audiência tenha a estrutura necessária, por parte da casa de leis, para participação de representantes do governo do Estado, população e políticos da região possam discutir o tema.

Necessário: Não é de hoje que o vereador Jobson Barros cobra uma solução para o referido problema, houve mudança de governo, mas os problemas continuam, inclusive com constantes tragédias nas referidas PEs. Segundo o parlamentar, é necessária uma mobilização das forças políticas de nossa região, para que as cobranças, de fato, venham surtir efeito.

Cartão postal: Em Santa Cruz do Capibaribe, a impressão apresentada na primeira sessão realizada na Câmara de Vereadores na última quinta-feira, 06/02, foi positiva. Após uma legislatura com mais pautas negativas repercutidas, do que positivas, a nova composição da casa tem o desafio de resgatar a boa imagem que o parlamento municipal tinha outrora.

Costa larga: Apesar da boa impressão da casa nessa legislatura, o vereador Adilson Viturino foi o alvo de diversos discursos, de forma direta por parte dos vereadores da bancada adversária e de forma indireta por parte de vereador da própria bancada. O ponto em questão teria sido uma ação da Neoenergia que o mesmo tentou creditar para si, após uma articulação de todos da casa. Em participação na Rádio Polo, Adilson destacou que não teve a intenção de puxar a ação para si, mas de dar ciência à população das ações que foram cobradas, inclusive, através de resposta à um ofício do seu gabinete.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter