
Trinta alunos da Escola Municipal Ivone Gonçalves, em Santa Cruz do Capibaribe, participarão nesta quinta-feira (29) da edição 2025.1 do projeto “Escola na Guarda”, promovido pelo Grupamento de Patrulha Comunitária Escolar (PCE), vinculado à Guarda Civil Municipal.
A atividade ocorrerá das 9h às 11h, na base da Guarda Municipal, e tem como objetivo estreitar os laços entre a comunidade escolar e a instituição, além de promover conscientização cidadã e ações de prevenção às drogas.
Os estudantes, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, serão divididos em três grupos que participarão de oficinas temáticas. A primeira será sobre o funcionamento da Central de Monitoramento de Operações (CIMOP), seguida pela oficina do Grupamento de Ações Ambientais (GAAM) e, por fim, uma apresentação dos grupamentos táticos ROMUT e ROMU.
Após as atividades práticas, os alunos assistirão a uma palestra educativa sobre os riscos e consequências do uso de drogas, ministrada pelos guardas municipais Tiago Ribeiro e Galileu. Ao final do encontro, será servido um lanche coletivo.
O coordenador do projeto é o GCM Alberto, que também será responsável pela organização do transporte e pela conferência dos alunos antes e depois da visita. A ação integra o calendário de atividades da Patrulha Comunitária Escolar e visa promover a cidadania e o respeito às instituições públicas.