O presidente do diretório municipal do PDT em Santa Cruz do Capibaribe, Afrânio Marques foi o entrevistado desta sexta-feira (09), do programa Estúdio Livre, da Rádio Polo. O ex-vereador foi um dos apoiadores do projeto de Allan Carneiro (PSD) nas últimas eleições, porém, de acordo com ele, há meses ainda não conseguiu se reunir com o empresário e ex-candidato.
“Ainda não houve conversa com Allan, a oportunidade em que ele me ligou, eu não consegui me reunir com ele, então estamos esperando uma semana ele me procurou, mas não foi possível, desde então estamos esperando”, disse.
Afrânio Marques, que foi presidente da Câmara de Vereadores, afirmou que, na sua visão, em alguns momentos, está faltando maturidade ao atual chefe do poder legislativo, Capilé (PSD), na condução do trabalho administrativo da Casa.
“Experiência política ele tem, afinal, é um vereador já com mandato, mas falta maturidade em algumas situações, como o episódio da falta de diálogo com a imprensa”, apontou.
Na visão de Afrânio, o não pagamento do auxílio-alimentação aos parlamentares foi um acerto de Capilé, no entanto, ele criticou o número de funcionários da Câmara de Vereadores, dizendo que seu grupo elegeu parlamentares e obteve um bom resultado nas urnas, através de um discurso de moralidade.
“O número de funcionários da Câmara é alto, são 83 pessoas, o mesmo número da gestão de Augusto, é preciso fazer uma autocrítica, as pessoas procuraram mudança, votaram nos candidatos do grupo para que eles façam diferente, algo que nem sempre está acontecendo”, observou.
O ex-vereador criticou o excesso de pessoas sem experiência em cargos tanto na Câmara como na Prefeitura, algo que, na sua visão, pode ser prejudicial para a administração, dizendo que é preciso oxigenar a máquina pública, mas mantendo alguns profissionais com experiência em setores técnicos.
Práticas diferentes do discurso político
Ao falar sobre as práticas políticas de alguns integrantes do grupo que integra, Afrânio cobrou posições diferentes, para honrar o compromisso assumido na campanha eleitoral do ano passado.
“Há alguns integrantes do partido com práticas semelhantes a de simpatizantes dos outros partidos já existentes, o pessoal precisa fazer uma autocrítica, senão a gente fala de vermelho, de azul, mas parece que só queria chegar ao poder, o discurso não tem que ser diferente, o diferente é a prática”, comentou Afrânio.
Relação com Zeba
O PDT conseguiu eleger um vereador no pleito do ano passado, Zeba, que obteve 701 votos, segundo Afrânio, ele tentou sugerir um dos assessores parlamentares, pedido que não foi acatado, porém, segundo ele, Zeba está acatando alguns pleitos que se assemelham ao modelo de atuação do partido, tendo inclusive já se reunido com o deputado federal Túlio Gadelha, na tentativa de obter emendas para o município.
PDT próximo da direita no município
Sobre o alinhamento de parte do grupo político onde o PDT esteve nas últimas eleições com partidos ligados ao governo Bolsonaro, Afrânio afirmou que este assunto estará em pauta no seu diálogo com Allan Carneiro, para que possa ter definições sobre o futuro do projeto político.
“Nós temos a única cidade do estado onde Bolsonaro teve a vitória no segundo turno, boa parte do eleitorado está alinhado com Bolsonaro, votou nele, mas vamos conversar com Allan, com o partido, estou só esperando a agenda dele para termos um diálogo amplo”, explicou.