Agreste registra maior índice de chuvas no Estado neste final de semana

 

Alagamentos foram registrados em cidades da Mata Sul

Desde a última sexta-feira (04) diversas regiões de Pernambuco têm registrado altos índices de chuvas, inclusive com alagamentos em algumas cidades, como Bezerros, Palmares e São Benedito do Sul.

O Governo de Pernambuco, através da Defesa Civil divulgou um balanço das chuvas e das ocorrências registradas neste final de semana. Vale reforçar que a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) alertou sobre a grande quantidade de chuvas que ocorreriam em todo Estado.

De acordo com o órgão, as chuvas foram consideradas como moderada e forte e são frutos de uma frente fria, que é relacionada a zona de confluência da umidade, conforme explicou a meteorologista Zilurdes Lopes.

Dentre as regiões mais castigadas, a Defesa Civil informou que os maiores índices pluviométricos estão em Quipapá com 118mm; Canhotinho com 113mm; Palmares com 107mm, Jaqueira com 106mm, São Benedito do Sul com 97mm; Lagoa dos Gatos com 94mm, Bezerros com 86mm, e Bonito com 30mm.

Cerca de 90 ocorrências foram registradas pela Central de Operações entre os dias 3 e 7 de novembro.

Em Jaqueira, 55 pessoas de 17 famílias foram afetadas pelo forte temporal. De acordo com a Prefeitura, o rio Pirangi não chegou a transbordar, mas a água da chuva chegou a inundar casas no sábado (5).

Em João Alfredo, 4 pessoas ficaram desalojadas após o rompimento de um açude; uma enxurrada também foi registrada em Belém de Maria.

No Agreste, houve inundações, com 37 pessoas desalojadas, no município de Bezerros nos bairros do Salgado, Retiro e Rosário; já no Sertão, houve alagamentos e a queda de um muro de alvenaria, na cidade de Parnamirim. Há um total de 9 desabrigados e dezenove pessoas desalojadas.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter