A resiliência e sua nobreza – Por Janaína Souza

A resiliência é a habilidade humana de superar adversidades sem ser afetados por ela de modo negativo e permanente. A pessoa resiliente consegue, em pouco tempo, retomar seu funcionamento otimizado e, na maioria das vezes, transformando a experiência negativa em um aprendizado enriquecedor.   

Para a Logoterapia de Vicktor Frankl – terapia do sentido da vida -, o ser humano precisa estar em meio às situações de tensão para que ele possa amadurecer, ter objetivos, realizá-los e, consequentemente, sentir-se vivo.  

Não é uma exaltação ao sofrimento e muito menos uma visão masoquista diante da vida. É, antes de tudo, a afirmação de que até o nosso sofrimento tem que ter um sentido, um significado, um “porquê” ou um “para quê”. Se assim não for, esse sofrimento não é digno de ser sentido. É o reconhecimento de que amadurecemos depois de passarmos por situações que para nós são difíceis.

É verificado que depois de grandes lutas nós temos a linda capacidade de nos reinventarmos. É o potencial humano para a ressignificação e a resiliência.  

Estamos num período de isolamento social devido à uma pandemia e, nesse momento, pode vir à tona os nossos melhores talentos e virtudes. Muitos ressurgirão das cinzas, irão começar da estaca zero. 

Estar ansioso e/ou angustiado numa situação como essas é paradoxalmente saudável, pois mostra que temos afetos, sentimentos e emoções. Quem não está “adoecendo das emoções” nesse tempo é quem de fato é doente da alma e não consegue se compadecer de si próprio e do infortúnio do seu próximo.  

Reflita nisso, diminua essa ansiedade exagerada e respire um pouco de esperança. Assim, a vida vai lhe agradecer! 

As informações são de inteira responsabilidade do seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter