Disputando a primeira eleição da carreira, Allyson Dias (PSDB) é o nome posto pelo grupo governista de Taquaritinga do Norte, para tentar a sucessão de Ivanildo Lero. O tucano foi o entrevistado na Rádio Polo na manhã desta quarta-feira (21), onde falou sobre suas propostas para um futuro governo a partir de 2025.
Allyson faz uma defesa da atual gestão, a classificando como ‘quase perfeita’ e do prefeito Lero, a quem chama de ‘o melhor da história’. “Trabalhou e avançou muito. Município vem crescendo a cada ano”, disse e acrescentou em outro momento que ‘não faltou nada e que a gestão é boa em todas as áreas, precisando dar continuidade e ampliar os serviços’.
Durante sua participação, Allyson foi questionado sobre as acusações do adversário Gena Lins (PP), de que a máquina pública do município, supostamente, estaria trabalhando para o projeto do tucano. De maneira breve, respondeu apenas que seria uma ‘colocação meia errada’ e que as pessoas estariam enxergando o seu projeto como ideal.
Na última segunda-feira (19), em entrevista à Rádio Polo, Gena também classificou o projeto do seu adversário como ‘aventura política’. Nessa quarta, o tucano rebateu:
“Taquaritinga conhece e sabe quem é o vice (Gena). Aventura será se o povo for às urnas e votar nele, sabendo a arrogância dele”, respondeu.
Todos têm o direito de errar
Allyson Dias tem como vice, o ex-vereador Luiz Floriano, conhecido ‘Batata’, que na eleição passada esteve com Jânio Arruda e fez declarações pesadas contra o governo municipal e o grupo Calabar. Em determinadas entrevistas, Batata afirmou que o município estava ‘estagnado’ e que as brigas internas se assemelhavam a guerra de facções criminosas.
Ao ser questionado sobre as contradições e retorno do aliado, o candidato respondeu: “Na vida, todo mundo pode errar. Ele viu o erro, pediu desculpas. O grupo já desculpou. Precisamos de Batata”, disse e completou em outro momento, “voltou para casa onde não deveria ter saído. Vai ser um companheiro meu, não vai ser igual ao atual vice-prefeito, nem fazer o que Evilásio fez com Lero”.
No seu lugar – Allyson garante que não está nos seus planos uma gestão com Ivanildo Lero em alguma secretaria, como se especula nos bastidores. De acordo com o candidato, o próprio prefeito já teria deixado claro que não tem essa pretensão e deve ser apenas um ‘conselheiro’.
Aliado cobrador – No plano de governo do candidato, consta a cobrança ao governo do estado para requalificação da rodovia PE-130, compreendido como ‘péssima’. Allyson sustenta ter acesso ao governo e que seria uma garantia de Raquel Lyra. “Raquel é uma pessoa que faz tudo que fala”, disse e assegurou que será um aliado cobrador.
Segurança – O candidato pretende, entre outras coisas, implantar um sistema de monitoramento em parceira com provedores de internet locais, ampliar o efetivo e a frota de veículos. Ao ser questionado, uma vez que não consta em seu plano de governo, Allyson disse que pretende trabalhar pela regulamentação do uso de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal.
Educação – Entre as obras prometidas, em caso de vitória, o governista destaca unidades escolares, além de melhoramento de estrutura e implantação de turno integral nas escolas dos Distritos de Pão de Açúcar e Gravatá do Ibiapina.
Garantia aos professores – Ainda no quesito Educação, o candidato foi questionado sobre a categoria dos professores, que tem um histórico de lutas em defesa dos diretos adquiridos, na região. Allyson se prontifica a respeitar ‘ser parceiro’ e preservar e respeitar todos os direitos da classe.
O candidato ainda foi perguntado sobre propostas para Zona Raul, Turismo e Esportes.