GREVE DE FOME: Laércio Glicério protesta cobrando vagas em creches de Santa Cruz do Capibaribe

 

Laércio Glicério iniciou a greve de fome na manhã desta terça-feira (Walter Miro / Blog da Polo)

 

Nesta terça (18), a população de Santa Cruz do Capibaribe que trafega pela avenida 29 de Dezembro percebeu realização de um protesto, através da presença do ex-conselheiro tutelar Laércio Glicério acampado na calçada da Secretaria de Educação do município.

Os motivos do protesto, de acordo com Laércio, são principalmente a quantidade de vagas de creche e pré-escola para as crianças santa-cruzenses, segundo ele, atualmente há um déficit de cerca de 100 vagas de creche.

“Conversei com pessoas do Governo, expus a situação e anunciei que viria, eles não que acreditaram que não seria verdade o meu interesse em realizar a greve, pois bem, estou aqui”, disse.

Laércio assegurou apesar do secretário-executivo de Educação, Betto Aragão ter conversado com ele expressando preocupação com sua saúde, ninguém mais da Secretaria ou de outro órgão da Prefeitura o procurou para convencer de desistir da atitude. Segundo o ativista, caso o poder público assegure as vagas para as crianças, ele desistiria da greve imediatamente.

Dissolução do segundo Conselho Tutelar

 

Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe (Acervo / Blog da Polo)

 

Recentemente o prefeito Fábio Aragão comunicou que o segundo Conselho Tutelar seria extinto, em virtude de irregularidades detectadas na lei que criou o órgão e Laércio era um dos conselheiros desta formação, porém, de acordo com o mesmo, seu protesto não tem motivação política, ou mesmo ligada à extinção do Conselho.

“Eu sou ligado a esta causa há anos e isso independe do Conselho, minha defesa é das crianças de Santa Cruz do Capibaribe, repito, se a prefeitura assegurar as vagas de creche e pré-escola, eu encerro a greve e vou embora, agradecendo a atenção da imprensa e de quem se solidarizou com este protesto”, finalizou.

Prefeitura nega déficit de vagas

Através de uma nota, a Secretaria de Educação negou a existência do déficit de vagas, cobrando nomes e bairros das crianças que estariam sem o devido atendimento na rede municipal, apontando ainda as realizações da gestão desde janeiro de 2021.

 

Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe (Acervo / Blog da Polo)

A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe tomou conhecimento da greve realizada pelo ex-conselheiro Laércio Glicério e informa que não chegou nenhum dado oficial relativo a essas 100 crianças. Diante disto, a secretaria está solicitando, via ofício, os nomes das crianças e os bairros que elas residem para tomas as medidas necessárias.

A pasta vem, desde o início de 2021, trabalhando constantemente na educação do município. Em menos de 2 anos de governo, houve um aumento de 46% no número de matrículas nas creches de Santa Cruz, foram 206 matrículas a mais em 2022. Além disto, a pasta vem investindo em reformas e construção de novas creches. No dia 29 de dezembro de 2021, a prefeitura entregou a creche Matilde Vieira e outras 3 estão em construção, no bairro da Malhada do Meio e nos loteamentos Acauã e Gavião. Em mais de 60 anos de história, apenas 5 creches estavam atividade em Santa Cruz, a atual gestão irá entregar 4 novas creches ao final dos 4 anos de governo, praticamente duplicando o número de creches no município. A secretaria está fazendo todo o possível para atender as demandas relacionadas as vagas nas creches municipais, buscando resolver uma problemática de décadas no município.

A educação sempre será uma prioridade da gestão municipal, que em menos de 2 anos de governo já entregou kits escolares, fardamento no início do ano letivo, está climatizando todas as unidades de ensino, além de reformar, ampliar e estruturar as creches e escolas de Santa Cruz e fornecer merenda escolar de qualidade. A Secretaria de Educação é destacada pelo seu comprometimento com o ensino das crianças e jovens de Santa Cruz e se mantém à disposição para qualquer esclarecimento.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter