
Através de nota emitida na tarde desta sexta (20), a Prefeitura de Caruaru nega que os artistas que desejem se manifestar politicamente nos seus shows venham a sofrer qualquer tipo de punição durante o São João 2022.
A nota desmente o edital de contratação dos artistas próprio evento, que faz uma exigência aos artistas, informando que as bandas e artistas que se manifestarem politicamente durante as apresentações, não seriam contratadas.
O presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, afirmou em entrevista ao coletivo independente de jornalismo Marco Zero, que não via a recomendação do edital como censura.
“O que que a gente está contratando não é a posição política do artista. Se ele faz isso num teatro, as pessoas pagam para assistir ao show dele. Eu mesmo vou e bato palma quando é a meu favor e vaio quando é contra a minha posição política. Mas é um show privado. Um show com recursos públicos. A gente tem que ter essas precauções”, afirmou Rubens.
A nota da prefeitura afirma que o texto do edital teria sido mal redigido, “pensado por burocratas que buscavam evitar a politização de um evento que tem como finalidade o entretenimento, a valorização da cultura e a celebração religiosa das festas de junho”, garantindo que nenhum artista que fizer manifestações de qualquer tipo, sejam punidos.
Confira a nota:
A Prefeitura de Caruaru afirma, categoricamente, que não há qualquer possibilidade de censura aos artistas durante o São João do município.
O texto do edital, mal redigido, foi pensado por burocratas que buscavam evitar a politização de um evento que tem como finalidade o entretenimento, a valorização da cultura e a celebração religiosa das festas de junho.
Nosso compromisso é absoluto e irrestrito com a liberdade de expressão, essencial para assegurar a continuidade do processo democrático. Não haverá qualquer tipo de pena para quem se manifestar durante o evento.
Queremos fazer uma festa vibrante, em que reine a paz, a união das pessoas e que leve felicidade para o povo de Caruaru e para os nossos milhares de visitantes. Afinal, este será o São João do Reencontro.















