
Subindo a Serra: A política de Taquaritinga do Norte continua pegando fogo. Em entrevista ao programa Cotidiano da Cidade, na rádio Filadélfia FM, da última quarta-feira, 02/06, o ex-vereador Batata apontou que o grupo estará apoiando a dupla Alessandra Vieira (PSDB) para estadual e André de Paula (PSD).
Apaziguado: Havia uma resistência do grupo liderado por Batata e Bá em relação a apoiar o deputado André de Paula, mas após a referida entrevista de Batata, parece que seria um ponto superado. Mas necessário destacar que não deixa de aparentar ser uma vitória interna do ex-prefeito Jânio Arruda (PSD) que assiste o grupo se unificar em relação aos seus nomes de apoio.
Incomodou: As críticas feitas por parte da imprensa em relação à Câmara de vereadores de Taquaritinga do Norte e acompanhadas por parte da população vêm incomodando alguns vereadores. O tema foi por diversas vezes levantado no programa Legislativo em ação, liderado por Geovane Cesar (PSB) e no programa do vereador Eraldo da Pedra Preta (PSB) do último sábado (05).
Vai além: Com toda razão, os vereadores Geovane Cesar e Eraldo da Pedra Preta afirmaram que o trabalho do vereador vai além do espaço físico da Câmara de Vereadores e elencaram diversas visitas a local de obras com outras pessoas e reuniões.
Contudo…: O trabalho do legislador na Casa de Leis é importante para o município, pois é lá que os principais projetos são discutidos, mas como discutir e colocar em prática se as comissões não funcionam e as reuniões não acontecem se quer de forma online? Necessária reflexão, queridos parlamentares, pois se podem visitar obras e se reunir com autoridades, o que custa realizar sessões cumprindo protocolos ou realizar a mesma de forma online?
Culpados: Ao falar sobre o tema das comissões paralisadas na Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, o vereador Geovane Cesar apontou os vereadores de oposição como culpados de tal situação, pois teriam sido eles que entraram na justiça. Contudo, necessário apontar que os vereadores de oposição estão cobrando a proporcionalidade nas comissões.
Divergentes: Enquanto o vereador Geovane Cesar mostrou solidariedade com o aliado e presidente da Câmara de Vereadores, Demir (PDT), apontando que o mesmo teve uma atitude louvável em cumprir o decreto, o vereador de oposição e Amauri de Mino (PSD) usou as redes sociais e cobrou atitude do presidente Demir para que a câmara funcione pelo menos de forma remota.
Não descarta: Em Santa Cruz do Capibaribe, o que vem chamando a atenção é José Augusto Maia (Republicanos) não estar negando a possibilidade de disputar algum cargo em 2022, nem descartando algum de seus filhos.
O gelo: Nos bastidores, o gelo dado pelo prefeito Fábio Aragão ao ex-prefeito José Augusto Maia vem aumentando o desconforto no clã Maia. Por diversas vezes o ex-prefeito vem condicionando, em entrevistas, que a unidade do grupo em 22 depende exclusivamente a condução do prefeito Fábio Aragão.
A luta: Em recente reunião com os sindicatos, representantes da gestão Roberto Asfora (PL), em Brejo da Madre de Deus, apresentou mais uma proposta para os funcionários públicos que estão, ainda, sem receber o salário de dezembro e parte do décimo terceiro de 2020. Um possível acordo ficaria da seguinte forma: 10 parcelas para os servidores com remuneração equivalente um salário mínimo e 40 parcelas para os servidores que possuem remuneração acima de um salário mínimo.
Condicionou: Em nota da presidente do SINDIBREJO, Wilma Azevedo, dirigida aos servidores, ela relatou que “para esse pagamento possa acontecer, segundo informações prestadas pelo contador do município, necessário será que o Projeto de Lei Complementar nº 03/2021, que reajusta as alíquotas dos descontos previdenciários (servidores e patronal) e extingue a segregação de massas do RPPS gerida através do IPRESB, seja aprovado em sua integralidade na Câmara de Vereadores local, uma vez que, com o aumento das alíquotas e extinção da referida segregação, o município deixará de aportar, por uns tempos, recursos financeiros para cobrir as despesas com a folha de pagamento dos inativos e pensionistas do IPRESB, capitalizando-se, consequentemente, para amortização do débito referente ao décimo terceiro salário e vencimentos dos meses de novembro e dezembro passado”.
Importante, mas…: O projeto de reajuste das alíquotas é importe para saúde de uma previdência que está em déficit, contudo, particularmente, não consigo distinguir o que é mais imoral: a gestão condicionar o pagamento dos salários a aprovação do projeto de reajuste das alíquotas ou, ainda, absurdo e elevado número de parcelas para o pagamento dos atrasados. Pois em uma rápida conta, o valor mensal das parcelas que alguns servidores irão receber será abaixo ou no máximo igual ao valor das alíquotas que serão descontados também mensalmente.
Justo: O sentimento que paira entre a maioria dos servidores de Brejo é que a Gestão atual possa sair de propostas imorais em relação aos atrasados e que possa chegar a uma proposta justa, o que não ocorreu até a presente data.
Justiça: Assim como necessário ter justiça em relação à irresponsabilidade feita pela gestão passada e pra isso começar ocorrer é necessário a Câmara de vereadores de Brejo da Madre de Deus dá agilidade nas Comissões Especiais de Inquérito (CEI) que tramitam na casa de leis com o objetivo de investigar os motivos desses não pagamentos na gestão Hilário Paulo (PSD).
As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor















