
O programa Estúdio Livre recebeu o representante do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Santa Cruz do Capibaribe, José Juarez Alves de Queiroz, para tratar sobre os serviços prestados pela instituição e o papel desempenhado na mediação de conflitos e facilitação de acordos entre as partes.
Criados para atuar como instrumentos de conciliação e cidadania, os Cejuscs foram institucionalizados em todo o país a partir de 2010, por meio de uma política do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de estimular a resolução consensual de conflitos, evitando, em muitos casos, a judicialização prolongada e os desgastes de processos mais demorados.
Na prática, o Cejusc funciona como um facilitador para diferentes tipos de demandas do cotidiano, promovendo a mediação entre pessoas envolvidas em impasses jurídicos e sociais.
Questões relacionadas à pensão alimentícia, conflitos familiares, cobranças, acordos de pequenas causas, conflitos de vizinhança e outras situações que podem ser resolvidas por meio do diálogo estão entre os casos acompanhados.
Ao final da participação no programa, Juarez também reforçou as informações sobre o casamento coletivo, que está com inscrições abertas até o dia 24 de julho. Os interessados podem realizar a inscrição de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no próprio Cejusc, localizado no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe, situado nas proximidades do Moda Center.

A participação aconteceu na sexta-feira (22). O vídeo completo da entrevista está disponível no YouTube e pode ser conferido logo abaixo:















