30 de dezembro de 2021

Governo de Pernambuco divulga calendário do IPVA 2022

Imagem ilustrativa

A cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) será a mesma praticada no ano de 2021, sem alteração na data e nos descontos sobre o valor a ser pago em 2022. O desconto para pagamento à vista segue com 7% de descontos.

Para quem vai pagar o imposto em cota única (à vista) a data começa no dia 09 de fevereiro e segue até o dia 24 do mesmo mês, conforme o último número da placa do veículo. Ainda existe a possibilidade de pagamento parcelado em 3 cotas, sendo este com data limite para a última parcela a ser paga até o dia 29 de abril.

A Secretaria da Fazenda do estado, explicou que a atualização da base de cálculo do IPVA dos veículos usados segue sendo definida pela tabela FIPE, regulada pelo mercado, através de pesquisa de forma regionalizada, considerando a variação média dos preços de referência da base tributável do IPVA. Ou seja, se o valor do veículo usado tiver subido, o que tem acontecido e foi potencializado com a pandemia da covid-19, o IPVA ficará mais caro.

A Sefaz informou ainda que para calcular a variação de preço, serão usados como base os meses de setembro e outubro de 2020 e setembro e outubro de 2021 da tabela FIPE sobre os veículos usados. Para os veículos novos, o IPVA será cobrado com base no valor da aquisição do veículo previsto em Nota Fiscal, metodologia que também não sofreu alteração.

Confira o calendário abaixo:

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!