Pesquisar

Família tenta arrecadar fundos para garantir mais conforto no tratamento de saúde do fotógrafo Silvano Macro

 

 

Um profissional ativo e de papel importante na sociedade, hoje está em situação delicada, sem condições de exercer o seu ofício ao qual se dedicou por 22 anos, com uma doença degenerativa.

Silvano Nepomuceno, um dos fotógrafos mais conceituados de Santa Cruz do Capibaribe e região, foi diagnosticado em 2020 com Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que afeta o sistema nervoso, acarretando em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar. O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.

Silvano começou a sentir os sintomas ainda durante o trabalho, na forma de cansaço, indisposição e quedas, com sintomas que foram se agravando com tamanha velocidade, que hoje ele tem dificuldades para respirar e falar e já têm funções motoras comprometidas, além da perda de força nos membros.

 

 

Atualmente, Silvano conta com parentes para ajudá-lo no seu tratamento de saúde, principalmente sua esposa, Nazaré Alves.

A ELA é uma doença até o momento sem cura e sem tratamento custeado através do Sistema Único de Saúde, tendo alto custo e necessidade sessões de fisioterapia semanais e de exames em intervalos mensais.

Para ter um cuidado mais adequado e confortável para ele as pessoas que dão suporte no atendimento, os familiares decidiram adquirir equipamentos como uma cadeira de rodas e uma adaptação no veículo da família, mas acabaram encontrando um obstáculo, o valor para a execução do serviço e para a compra da cadeira, orçado em cerca de 20 mil reais.

 

 

A família do fotógrafo está realizando uma rifa para conseguir realizar a adaptação no automóvel e comprar a cadeira especial, e desta forma, tentar garantir melhores condições no tratamento de saúde do profissional.

O bilhete pode ser adquirido através do telefone 81 9-9222-1734.

 

 

Acompanhe uma reportagem com Nazaré Alves, esposa de Silvano, veiculada no programa Cidade Notícia, da Rádio Polo:

 

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter