25 de janeiro de 2022

Variante Ômicron corresponde a mais de 90% de série de testes sequenciados em Pernambuco

 

Além do resultado do teste, coletas são encaminhadas para análise da possível cepa apresentada (Freepik)

 

A Secretaria Estadual de Saúde apontou a prevalência da variante Ômicron em Pernambuco após mais uma série de testes sequenciados pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM / Fiocruz-PE).

De 158 genomas analisados, 145 (91,8%) foram identificados como linhagem Ômicron e 13 amostras (8,2%) como linhagem Delta. As amostras analisadas foram coletadas entre 28/12/21 e 13/01/22.

Os casos da Delta foram registrados em pacientes de Araripina (1), Cabrobó (4), Recife (6), Petrolina e Serra Talhada (1).

Já os casos com a presença confirmada da Ômicron são de Recife (94), Fernando de Noronha (45), Paulista (2), Carbaubeira da Penha, Sertânia, Garanhuns e Jaboatão dos Guararapes (1).

“O fato de não estar vacinado, ou só parcialmente vacinado, pode significar hospitalização e morte. Portanto, uma nova onda da Covid-19 terá seu tamanho e gravidade diretamente proporcional à cobertura vacinal completa que tivermos. Por isso, precisamos vacinar o maior quantitativo possível de pessoas, e rápido. Além disso, também é fundamental o respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados para minimizar a aceleração viral e evitar ainda mais pressão sobre a rede de saúde”, afirmou o secretário de Saúde, André Longo.

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!