Pesquisar

Secretaria de Saúde de Pernambuco prorroga por mais 30 dias, vacinação contra Influenza e Sarampo

 

Cobertura vacinal está abaixo das metas do Ministério da Saúde (Agência Brasil)

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, decidiu prorrogar por mais 30 dias, as campanhas de vacinação contra a Influenza e o Sarampo. A prorrogação se deu devido a baixa cobertura vacinal registrada no estado.

A meta do estado é atingir 90% do público-alvo vacinado contra a Influenza e 95% para Sarampo. Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI-PE), o estado apresenta 47,35% do público-alvo contra Influenza e 31,59% vacinados contra o Sarampo nas crianças e 61,02% dos trabalhadores da saúde.

Com esta prorrogação, os municípios devem elaborar estratégias e intensificar ações para fazer a cobertura vacinal necessária ser atingida até o dia 03 de julho.

“Os esforços dos municípios com o apoio do Estado têm surtido efeito nas coberturas das populações prioritárias, mas, mesmo assim, ainda não conseguimos atingir a meta, o que é preocupante, pois deixamos um grande contingente de suscetíveis”, alerta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Em dezembro de 2021, Pernambuco vivenciou uma forte epidemia de Influenza, o que reforça ainda mais a importância da vacinação.

“O impacto da influenza A H3N2, provocada pela variante Darwin, foi, inclusive, pior que a variante Ômicron da Covid-19 em nosso Estado. Precisamos avançar na vacinação dos grupos prioritários, pois só assim conseguiremos mitigar a transmissibilidade e diminuir o número de óbitos pela influenza na população mais vulnerável”, pontua a superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter