3 de dezembro de 2021

Pernambuco recua no possível anúncio de liberação de não obrigação do uso de máscara ao atingir 80% da população vacinada

 

Secretário defendeu maior testagem em aeroportos, para coibir a entrada da variante Ômicron ao estado (Acervo / Blog da Polo)

 

O estado de Pernambuco recuou na virtual decisão de liberar o uso de máscaras após atingir o percentual de 80% da população elegível para receber a imunização contra o Covid-19 totalmente vacinada.

Esta decisão estava prevista e havia sido comentada anteriormente por autoridades de saúde, porém, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (2), o secretário de Saúde, André Longo, pontuou que em virtude do receio de avanço da variante Ômicron, com casos já confirmados no Brasil, ainda não será possível fazer esta flexibilização.

“Já temos relatos no Brasil e precisamos estar atentos porque os cuidados precisam ser os mesmos. Aquela ideia de que seria possível abolir o uso de máscara quando chegasse a 80% da cobertura vacinal caiu por terra. Não há mais condições de fazer isso com segurança, Pernambuco não trabalha mais com esse cenário. Precisamos que a população intensifique os cuidados”, anunciou André Longo.

 

André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco (Acervo / Blog da Polo)

 

O secretário de Saúde explicou ainda que Pernambuco defende uma rigidez maior no controle de chegada de passageiros aos aeroportos, mas isso acaba sendo dificultado por causa de ações do Ministério da Saúde.

“Temos defendido que haja maior rigor e controle nos aeroportos através do passaporte vacinal, mas há uma resistência [do Governo Federal] de implantar o passaporte vacinal para estrangeiros. Entendemos que é uma medida fundamental que infelizmente não cabe aos estados”, afirmou.

De acordo com Longo, Pernambuco ainda não atingiu 80% da população com o ciclo vacinal completo até a 2ª dose. Atualmente o percentual de pessoas com a 1ª dose é de aproximadamente 95%, e com relação à segunda dose, cerca de 70% da população já está acobertada.

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!