Pesquisar

Pernambuco autoriza aplicação da vacina da Pfizer como reforço para quem recebeu dose única da Janssen

 

Secretário concedeu entrevista na sede da Pasta, na capital (Miva Filho / SEI)

 

Na tarde de ontem (9), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, concedeu uma entrevista coletiva onde fez críticas ao Governo Federal e anunciou que a partir de agora, os municípios estão autorizados a usarem a vacina da Pfizer como dose de reforço para quem recebeu a dose única da Janssen

A medida foi recomendada pelo comitê técnico de acompanhamento da pandemia, que atesta, baseado em estudos científicos, a eficácia do esquema heterólogo (quando são aplicadas doses de laboratórios diferentes).

Esta decisão se dá também em virtude da demora de chegada de vacinas da Janssen. Esta semana, Pernambuco recebeu 19 mil doses do imunizante para reforçar a campanha de vacinação, porém, precisa de um total de 173 mil doses.

 

Vacina da Janssen (Hélia Scheppa / SEI)

 

As pessoas que tomarem a dose de reforço da Janssen, seja com outra dose da Janssen ou com Pfizer, estarão com o esquema de vacinação completo.

Segundo o secretário, a decisão anunciada hoje é similar à que ocorreu quando foi recomendado o uso da Pfizer na falta da AstraZeneca.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, atualmente há cerca de 500 mil pessoas com a segunda dose em atraso no estado de Pernambuco.

 

Vacina da Pfizer será usada para completar o esquema vacinal dos imunizados com a dose da Janssen (Acervo / Blog da Polo)

 

Apoio a Anvisa

André Longo ratificou o apoio da Secretaria Estadual de Saúde às recomendações da Anvisa, para que o governo federal mude as exigências para entrada no País, com a cobrança de comprovante de vacinação para turistas e viajantes.

Longo ressaltou que em Pernambuco, para entrar no Arquipélago de Fernando de Noronha já é exigida essa comprovação da vacinação.

“Seria muito mais seguro para o País que a gente tivesse a adoção dessa medida em todos os aeroportos entrada de visitantes ou mesmo na entrada de brasileiros”, afirmou.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter