10 de dezembro de 2021

Ministério da Saúde é alvo de ataque hacker

 

 

Na madrugada desta sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker, bem como a plataforma ConecteSUS, divulgado nas primeiras horas do dia.

Nas duas páginas, os invasores deixaram uma mensagem que dizia que “50 TB de dados foram copiados e excluídos” e que o ataque tinha sido um “ransomware”.

O malware é um tipo de vírus que bloqueia o acesso a um site e cobra um valor pelos dados, como se fosse um sequestro. Para ter os dados de volta, os invasores pedem para ser contatados.

A mensagem parou de ser exibida pouco antes das 7h, mas os sites ainda estão fora do ar.

Por nota, o Ministério da Saúde informou que o sistema foi comprometido “temporariamente” e que Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações.

Usuários têm relatado que os comprovantes de vacinação foram apagados do aplicativo. O ConecteSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde que reúne dados do Sistema Único de Saúde (SUS). É por ele que é possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, exigido em viagens internacionais e para entrar em alguns estabelecimentos.

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!