Pesquisar

Governo de Pernambuco anuncia medidas mais rígidas para o Agreste

 

 

A partir da próxima quarta-feira (26), o estado de Pernambuco adotará medidas mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, principalmente no agreste.

Em toda região Agreste passará a valer o sistema de quarentena rígida, com permissão de funcionamento apenas dos serviços essenciais mesmo nos dias de semana.

A medida atingirá 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) IV e V, que inclui cidades como Caruaru, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com o governador Paulo Câmara, a aceleração exponencial da contaminação pela Covid-19 no Agreste do Estado resultou em um aumento de ocupação em todo o sistema de saúde nas últimas semanas.

“A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga de terapia intensiva”, explicou o gestor. Nesta segunda, Pernambuco registrou aumento expressivo no número de pacientes aguardando vaga em leitos de UTI para Covid-19.

Será aplicada a quarentena rígida também em 12 cidades da Geres II, que tem sede em Limoeiro, na Zona da Mata Sul.

Já nas Macrorregiões 3 e 4 – ambas no Sertão do Estado –, permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.

Paulo Câmara anunciou ainda que solicitou ao Ministério da Saúde mais testes de antígeno, concentradores de oxigênio e uma investigação sobre as novas variantes da Covid-19 nas amostras coletadas no Agreste. O Estado já tem comprovada a circulação sustentada da variante P.1, oriunda do Amazonas.

Reforço no Agreste – O governador informou que mais 30 leitos de UTI serão abertos nesta semana, nos municípios de Caruaru, Bezerros e Garanhuns, todos no Agreste. Adiantou ainda que haverá uma reunião com prefeitos do interior do Estado para solicitar a abertura de novas vagas de retaguarda nos serviços municipais de saúde.

Ele assegurou a distribuição de 100 concentradores de oxigênio para incrementar a capacidade de atendimento nas unidades locais de pronto-atendimento da região.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter