26 de março de 2020

Doutor Nanau comenta últimas ações no enfrentamento ao Covid-19 em Santa Cruz do Capibaribe

O secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe faz parte do Comitê Gestor do Município (Arquivo / Blog Polo+)

Na manhã desta quinta-feira (26) o secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau, participou do programa Estúdio Livre, da Rádio Polo, onde comentou as ações recentes que o município está adotando para prevenir ao máximo a presença do Covid-19 na população santa-cruzense.

De acordo com o secretário, o cenário atual das unidades de saúde é de normalidade, não há um grande número de pessoas buscando atendimento, e com a decisão de separar os serviços ambulatoriais pediátricos para a AME Infantil, este fluxo está ainda mais ordenado, uma vez que as crianças estão sendo atendidas distante dos adultos.

Nanau reforçou a necessidade de que as pessoas sigam rigorosamente as normas de segurança impostas por autoridades médicas e sanitárias de todo o mundo.

“Uma pessoa infectada que não respeite o isolamento pode espalhar o vírus para centenas e pode fazer isso de maneira involuntária, nós hoje temos no município 29 casos sob investigação e precisamos da ajuda de toda a população para evitar que esse número tenha um aumento fora de controle”, explicou.

O secretário informou que no momento há Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para todos os profissionais de saúde na cidade e ainda há um estoque de reserva, porém, para suprir a demanda, uma nova remessa dos equipamentos já encomendada estará chegando à cidade nos próximos dias. Ainda foram feitas doações de EPI’s e produtos de limpeza e higiene ao Lar dos Idosos Irmã Dulce e ao Centro de Reabilitação Natécio Catanha.

Medidas preventivas

Dois espaços estão sendo preparados para o caso da necessidade de enfrentamento a um surto, são eles alguns setores do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão e uma escola no bairro Polis Pacas.

Campanha Nacional de Vacinação

Desde a última segunda-feira (23) está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação para prevenir possíveis casos da gripe causada pelo vírus Influenza, ela não previne contra possíveis casos do Covid-19, uma vez que ainda não existe imunização contra o novo vírus, mas pode prevenir o surto de viroses que geralmente acontecem nesta época do ano.

A primeira etapa de vacinação será para o grupo prioritário de idosos e profissionais de saúde.

Tratamento Fora de Domicílio

As pessoas que precisam diariamente do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) estão sendo encaminhadas aos locais de atendimento apenas nos casos de rádioterapia, quimioterapia e hemodiálise, passado o período emergencial, os demais atendimentos serão normalizados.

A necessidade da permanência em isolamento se faz presente para que o município evite problemas que possam trazer grandes prejuízos, como mortes, no estado de Pernambuco, já há três óbitos causados em decorrência do Covid-19.

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!