15 de julho de 2020

“Essa obra vai transformar nossa cidade e recuperar o Rio Capibaribe”, afirma Helinho Aragão sobre Sistema de Esgotamento Sanitário

O vereador Helinho Aragão (PSB) esteve na tarde dessa terça-feira (14), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro do Oscarzão. Na ocasião, o parlamentar foi conferir de perto o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Cruz do Capibaribe. Um técnico de operações da Compesa acompanhou o vereador e explicou como é feito o tratamento de esgoto do município, desde sua captação até a devolução da água tratada ao Rio Capibaribe.

As obras do Esgotamento Sanitário foram concluídas e tiveram todo o complexo testado e aprovado no mês de junho, tendo seu funcionamento oficial iniciado no dia 2 do mês passado. O Governo do Estado investiu R$ 100 milhões para ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto na cidade, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Para o vereador Helinho Aragão, o Sistema de Esgotamento Sanitário é uma obra que irá transformar Santa Cruz em uma cidade para o futuro.

“Estive na Estação de Tratamento de Esgoto e o que vi lá, foi algo extraordinário. Essa obra vai transformar nossa cidade e o Rio Capibaribe será recuperado. Fiquei muito feliz em ver a obra funcionamento e todo o esgoto que era jogado diretamente no rio, ser tratado e devolvido ao Capibaribe. Esse zelo com o meio ambiente é muito importante e nos mostra que toda a luta do deputado Diogo Moraes e do nosso grupo, junto ao Governo do Estado, valeu a pena”, destacou o parlamentar.

Funcionamento do esgotamento sanitário

O processo conta com várias etapas. O início é na coleta do esgoto na margem do Rio Capibaribe, o esgoto coletado passa pela tubulação e é direcionado para as estações elevatórias, que recebem os resíduos e os bombeiam para a estação de tratamento (ETE).

A rede de tubulação conta com 20km de extensão que envia para 4 estações elevatórias, até chegar na estação de Santa Cruz, no bairro do Oscarzão. Após o processo, a água sai tratada e límpida, podendo ser devolvida ao rio. 

Assessoria.

Postado por: Janielson Santos

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!