Pesquisar

Edilson Tavares recorre a lei de criação de Toritama para pleitear aumento do território municipal

 

Revisão cobrada por Edilson inclui o território de Vila Canaã a Toritama (Acervo / Blog da Polo)

 

Conhecido pela contradição de ter um pequeno território, porém uma economia forte, protagonizando entre as cidades do Polo de Confecções, o município de Toritama estaria prestes a ter uma reforma geográfica no sentido da sua extensão, corrigindo uma convenção aplicada pelos municípios à época da lei que criou vários municípios pernambucanos no dia 29 de dezembro de 1953.

A data é semelhante? Pois é, trata-se da mesma estampada na bandeira de Santa Cruz do Capibaribe, por coincidir com a data da emancipação do município.

O Diário Oficial de 29 de dezembro de 1953 pode ser considerado um importante documento histórico, que regulamenta até os limites da capital pernambucana com os municípios de Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Olinda e o Oceano Atlântico.

Voltando ao tema, o prefeito Edilson Tavares (MDB) está pleiteando em meio a esta revisão, a anexação de territórios atualmente pertencentes a Caruaru, como Vila Canaã e o sítio Jacaré, ao município de Toritama.

 

Recorte do Diário Oficial do Estado de 29 de Dezembro de 1953 (Reprodução / DOE)

 

Este território em específico possui uma ligação tão próxima à Capital do Jeans, que serviços como segurança, saúde e até a coleta de lixo estão sob a responsabilidade de Toritama e não de Caruaru, dada a proximidade entre ambas.

Na edição de hoje do Rádio Debate, da Rádio Polo, Edilson comentou o tema informando que já acionou a Alepe para defender a causa.

“Me direcionei ao presidente da Alepe para pedir a documentação que fundou a cidade de Toritama e outras na circunvizinhança e o deputado nos encaminhou o decreto e a lei de 1953 que trata dos seus limites territoriais, e em nenhum momento o Rio Capibaribe é o divisor dos limites entre Toritama e Caruaru”, destacou.

 

Toritama é um dos menores municípios de Pernambuco em território e com a mudança, anexaria a Vila Canaã e o sítio Jacaré, entre outras localidades (Éder Mateus)

 

O prefeito de Toritama aponta essa eventual mudança como uma ‘alforria’ para Vila Canaã.

“As pessoas [da Vila Canaã] querem ser cuidadas por Toritama, essa mudança representa uma alforria para Vila Canaã”, observou.

Edilson antecipou que nos próximos dias irá convocar uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado para abordar a questão, mas que antes disso, irá conversar com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) e com vereadores para expor sua posição.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter