7 de janeiro de 2022

‘Capitão Cabral’ concede entrevista à Rádio Polo e relembra tempos áureos à frente da 3ª CIPM

 

Márcia Arantes e Cel Cabral em entrevista à Rádio Polo (Maryana Lira/Blog da Polo)

 

Em passagem por Santa Cruz do Capibaribe, o Coronel Sérgio Cabral esteve na Rádio Polo na tarde desta quinta-feira (07) durante o programa Expresso 100,7, apresentado por Márcia Arantes e falou sobre sua atuação na cidade.

‘Capitão Cabral’ como ainda hoje é conhecido, comandou, há época a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Pernambuco, que foi transformada em Batalhão em 11 de junho de 2013, passou pelo município entre agosto de 2002 e janeiro de 2009.

‘Capitão’ Cabral atuou em Santa Cruz do Capibaribe entre 2002 e 2009 (Maryana Lira/Blog da Polo)

 

Há época, ele relembra que a cidade era considerada a mais violenta do interior de Pernambuco, com maiores índices de criminalidade. Na primeira semana de setembro, o Coronel relembrou um fato que marcou o início de sua gestão.

“Quando vim para cá, a cidade tinha os maiores índices de crimes do interior do estado, e lembro que na primeira semana de setembro, no começo da minha gestão, o jornal Página Livre de Marcondes Moreno e Bartôl Neves, trouxeram na manchete ‘Setembro sangrento’, quando houve 7 homicídios em apenas um dia, e eu me perguntei onde é que iria parar”, relembrou.

Cel Cabral relembrou atuações na extinta 3ª CIPM de Pernambuco (Maryana Lira/Blog da Polo)

 

Fazendo uma retrospectiva de sua atuação, Cabral destacou que na época o maior desafio era o combate aos assaltos cometidos por motocicletas, e que a PM da cidade não tinha motopatrulhamento.

“A maior modalidade de crimes era cometida com uso de motocicletas e a nossa polícia não tinha motopatrulhamento, tínhamos um efetivo pequeno e não podia comportar a situação. Recebi um contato do Coronel Weldon que era subcomandante geral e me perguntou se eu já teria arrumado a casa, e falei que estava tudo ruim”, disse.

Manchete, há época, exaltando a atuação de Cabral e Cel Varêda (Márcia Arantes/Arquivo)

Após essa ligação, chegaram à cidade, dois trios da Rocam do Recife e oito do Batalhão de Choque, que durante alguns meses, foi realizado um trabalho de equipe que culminou na redução dos crimes, atingindo há época, mais de 80% de redução.

Cel Cabral ao lado de amigos que fez em Santa Cruz do Capibaribe (Maryana Lira/Blog da Polo)

 

O Coronel relembrou um caso envolvendo um ônibus com sulanqueiros que foi bloqueado e assaltado por uma quadrilha na divisa de Pernambuco e Paraíba. Após o fato, Cabral decidiu realizar o acompanhamento dos ônibus, culminando em reconhecimento devido a inovação.

 

24º BPM inaugurou a Galeria dos Comandantes nesta quinta-feira (06)

 

Cel Varêda e Cel Cabral sendo homenageados no 24° BPM (Maryana Lira/Blog da Polo)

 

Cel Cabral esteve na cidade para participar da inauguração da Galeria dos Comandantes, que foi criado no 24° BPM em Santa Cruz e contou com participação de diversos comandantes que atuaram na cidade e de autoridades locais.

O comandante da unidade, Ten Cel Eduvando Roque, os comandantes são homens que se dedicam exclusivamente a missão, abdicando até do convívio familiar.

“É com dever de Justiça que criamos a galeria dos Comandantes e nesta solenidade fazemos sua inauguração, era de nosso desejo que todos estivessem presentes, porém por motivo de força maior não puderam comparecer, mas fica nossa lembrança e gratidão”.

Além de Cel Cabral, compareceram à solenidade Cel Varêda, Cel Fábio Souza, Cel Jailton, Cel João Bosco, todos que comandaram o 24° BPM, que atende aos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes, Taquaritinga, Brejo da Madre de Deus, Toritama e Jataúba. O Tem Cel Amilcar, representante da DINTER 1 também prestigiou.

Ouça a entrevista na íntegra:

Rádio Polo · 07.01.2022 – Entrevista Coronel Cabral No Expresso 100,7

 

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!