Pesquisar

Protesto dos professores em Santa Cruz do Capibaribe e ‘negociação’ sem conhecimento da secretária – Ouça o Rádio Debate de hoje (07)

 

Protesto dos professores ocorreu na manhã desta quinta-feira e foi até a prefeitura (Walter Miro/Blog da Polo)

 

Com intensa movimentação por parte dos professores da educação municipal em Santa Cruz do Capibaribe, o Rádio Debate abordou a movimentação ocorrida nas primeiras horas da manhã que desta quinta-feira (07) entre a categoria, que objetiva receber reajuste salarial, que não é concedido há 20 meses, além de outros pleitos como melhoria do kit-merenda e o retorno das aulas presenciais.

O diretor do Sinduprom, Douglas Ferreira esteve na Rádio Polo na semana passada e pontuou que a gestão ainda não se dispôs a receber a categoria para discutir as propostas, e frisou que uma possível greve nas atividades não está descartada.

Sobre essa discussão, a secretária de Educação, Cleciana Alves, participou por telefone e pontuou alguns esclarecimentos sobre a nota encaminhada pela prefeitura sobre os pleitos exigidos pelo Sinduprom (Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco).

Na nota, a prefeitura esclarece a Lei 173/2020, que vetou os reajustes salariais até 31 de dezembro de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, compreende as dificuldades das classes trabalhadoras, mas que tem buscado amenizar os efeitos com medidas de distribuição de renda e cestas básicas, bem como do kit-merenda.

“A nota emite o parecer do jurídico da prefeitura, de que estamos limitados pela lei 173/2020, que desde o início da pandemia até maio do ano passado esse reajuste deveria ser dado e a gestão anterior não o fez, como a lei alcança até o final desse ano, estamos constrangidos a não conceder nenhum reajuste até o fim do prazo proposto por essa lei”, disse.

A secretária ainda ressaltou que a gestão municipal tem investido recursos e ainda frisou que o Fundeb exige que seja investido com salário dos professores, pelo menos 70% e a atual gestão já ultrapassa os 82%. Por fim, a secretária garantiu que a partir de janeiro, quando a lei cessar, a gestão irá chamar a categoria para negociar o reajuste.

Por fim, Romenyck Stiffen trouxe informações sobre a política do Brejo da Madre de Deus e a decisão judicial que aprovou a formação das comissões da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte.

Ouça o programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30 da manhã pela Rádio Polo.

 

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter