Pesquisar

Politicando, com César Mello

 

 

No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Enfim, o fim da novela – depois de muito moído, de dois adiamentos, até que enfim, as contas de governo dos ex-prefeitos brejenses, Hilário Paulo e Dr. Edson Souza foram votadas na Câmara local. O resultado, como eu já havia previsto, foi ruim para ambos, com a manutenção, por 6 votos a favor e 5 contra, do parecer do relatório do TCE, que recomendou a rejeição de ambas.

Capítulos dramáticos – Na segunda-feira, um dia antes da votação, os ex-prefeitos ainda tentaram o último recurso, ao acionarem a justiça, pedindo que a votação não ocorresse. Pedido negado, tempo perdido, presidente magoado…

Na bronca – Silvano notadamente não digeriu bem as manobras dos ‘aliados’, tanto é que, na votação ele preferiu se abster, negando, assim, o que para muitos seria um voto de partidário de Hilário e Dr. Edson.

Tô fora – Quem também pulou fora do barco boca-preta (ao menos nessa votação) foi a vereadora Jeane da Saúde. Uma semana antes ela chegou a passou mal e teve que ser socorrida, de ambulância, para a UPA Mestre Camarão. Na sessão decisiva, ela também se absteve.

Final infeliz – Creio que ficou uma dura lição para o grupo dos ex-prefeitos, que moeu demais para que essas contas não fossem votadas neste momento, constrangeu o presidente ‘aliado’, perdeu o voto da vereadora ‘aliada’ e no final das contas, viu que ‘tudo deu em nada’.

Além de queda… – Como se não bastasse a rejeição de suas contas, com a iminente inelegibilidade de longos 8 anos vindouros, o ex-prefeito Dr. Edson viu o comunicador Atahanderson Mesquita publicar na tarde desta quinta-feira a notícia de a Justiça Federal determinou a devolução de 220 mil reais aos cofres públicos, a suspensão dos direitos políticos de Dr. Edson por 5 anos e a perca da função pública.

A bronca é pesada – A questão é referente a acusação de fraudes e desvio de recursos cometidos em um convênio com o Ministério do Turismo, com a participação de mais uma pessoa e uma empresa especializada em promoção de festas. O dinheiro seria utilizado para a realização do então tradicional São Pedro de Seu Pedro.

Esfriou tudo – Enquanto isso, em Santa Cruz do Capibaribe o debate político local esfriou, assim como a temperatura nos termômetros. As fortes chuvas que caíram na região metropolitana no último final de semana fizeram com o que a classe politica pernambucana, de uma forma mais ampla, refizesse ou mesmo cancelasse alguns dos seus principais compromissos.

Bola murcha – E por falar nas fortes chuvas dos últimos dias, a vereadora Nega perdeu mais uma oportunidade de ficar calada… No afã de provocar e questionar a competência do prefeito Fábio Aragão, ela propôs, sem nenhum argumento concreto, (em grupos de WhatsApp e no Facebook) o cancelamento do São João da Moda deste ano.

Bola murcha II – Nas redes sociais, assim como no meio político, a reação foi imediata e a rejeição a ideia de Nega foi massiva. Assim como em outras polêmicas que ela mesma provocou, a vereadora sai do debate pior do que entrou.

Sem festival? – Aparentemente o ex-prefeito Edson Vieira desistiu da promoção do Festival de quadrilhas juninas Biu e Gogó, uma vez que, nos últimos dias ele não se pronunciou mais sobre o assunto.

Mas com Forró – Edson e a deputada Alessandra Vieira promoverão neste domingo, dia 5, na Casa da Criança a 12ª edição do Forró do Menino. “Será uma noite de muita alegria com as apresentações de Jordão Jó, Garota Dengosa, Bidinga do Acordeon, Cavaleiros do Forró e Walkyria Santos”, disse a deputada em convite enviado a imprensa.

E para finalizar, perguntar não ofende: Dr. Edson e Hilário Paulo ainda consideram o presidente da Câmara, Silvano e a vereadora Jeane da Saúde, aliados políticos?

Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br 

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor.

 

 

 

 

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter