Pesquisar

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

 

Pequena: Dos 13 vereadores da Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus-PE, o prefeito Roberto Asfora conta apenas com quatro parlamentares, ou seja, uma pequena bancada. Nesse contexto, o prefeito não terá vida fácil para aprovar projetos importantes e precisará dialogar bastante para convencer os parlamentares a votarem favoráveis em matérias, a exemplo do projeto complementar 003/2021 que dispõem da extinção da segregação de massas e trata do aumento das alíquotas da Previdência própria do município.

Destaque: Apesar do prefeito Roberto ter um filho, o Robertinho Asfora, compondo e tentando liderar a pequena bancada de sustentação ao seu governo, quem vem se destacando na defesa da atual gestão é o vereador Jobson Barros. O parlamentar está em seu segundo mandato, é dono de uma excelente oratória e vem participando dos principais embates da casa frente à oposição, quando se faz necessário apresentar defesa ao governo.

A bandeira: Por falar no vereador Jobson Barros, o mesmo vem levantando uma bandeira importante no município. A cobrança de uma audiência pública, mesmo que online, com os órgãos responsáveis para o melhoramento da PE-145, está na pauta do parlamentar de forma constante nas últimas sessões. A referida PE é uma vergonha e providências tem que ser tomadas, pois acidentes constantes ocorrem na região, devido à situação da pista.

A barreira: O conjunto das bancadas de oposições em Brejo da Madre de Deus é muito forte. Contudo, dos nove vereadores, sete ainda estão tendo que bater de frente com a barreira da culpa e comparações com a gestão passada. Estamos falando dos parlamentares que foram eleitos na bancada do ex-prefeito Hilário Paulo, pois devido à situação calamitosa que o município foi entregue, no que diz respeito às finanças de dezembro, alguns argumentos acabam perdendo um pouco da força quando rebatidos e levantados pelo grupo de situação.

Curto prazo: O grupo de Situação Brejo da Madre de Deus tem que estar atento a um detalhe. A argumentação de como o município foi entregue cai ao passar dos dias, pois já estamos no mês cinco da atual gestão e as cobranças para que os problemas deixados sejam resolvidos cresce a todo o momento, entre eles podemos destacar o pagamento do mês de dezembro e parte do décimo terceiro do funcionário público. E é nesse tema que o grupo de oposição vem unificado e ganhando apoio nas cobranças.

Em breve: Talvez observando essa força que oposição está conquistando ao lado do funcionário público que o governo começa a mudar sua estratégia em relação ao tema dos salários atrasados e acena para um diálogo, pois na sessão ordinária, realizada na última semana, o vereador Marcello Dondon, que faz parte da base do governo, afirmou que o prefeito Roberto Asfora apontou que irá convocar o lideres de cada categoria para uma conversa muito em breve.

Decisão: Por falar na situação dos salários atrasados, na última quinta-feira (29), os funcionários públicos de Brejo da Madre de Deus obtiveram uma vitória, pois o Dr. Altino Conceição da Silva julgou procedente a ação civil pública, proposta pelo promotor de Justiça, Dr. Antônio Rolemberg, para condenar a Prefeitura Municipal de Brejo a pagar os salários atrasados dos servidores públicos municipais efetivos, contratados e comissionados, ativos e inativos. O município ainda pode recorrer da decisão.

À vontade: Único parlamentar eleito em um grupo onde o ex-candidato a prefeito vergonhosamente abandonou a campanha, o vereador Coió foi o mais votado nas urnas de Brejo para a Câmara de Vereadores e vem tentando manter uma postura de independência política.  Coió está à vontade nos discursos e cobrando da atual gestão sem esbarrar na barreira da culpa da gestão passada, sendo uma voz forte e atuante na casa. Contudo, resta saber até quando o parlamentar conseguirá essa independência de grupos no tabuleiro do jogo político de uma cidade do interior.

Tem mais: Não apenas o Coió vem se destacando entre os novatos dessa nova composição da Câmara de Brejo da Madre de Deus, a oposição da cidade conseguiu ganhar com a manutenção da experiência de alguns vereadores, a exemplo de Laelson do Sindicato que está discutindo com maestria o projeto de reformulação da previdência, e a oxigenação dos novatos, onde podemos destacar a vereadora Jeane e o vereador Dr. Jan.

Sugestão: Observando o exemplo da discussão do Auxílio Municipal Emergencial de Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Dr. Jan sugeriu, no uso da tribuna, a criação de um projeto semelhante na cidade de Brejo da Madre de Deus.

Falar das flores: Destaque nas duas últimas eleições, o ex-vice-prefeito, Josevaldo Cowboy, vem se apresentando como uma peça importante para as oposições. Pois o grupo que montou lhe rendeu uma expressiva votação em 2018 e os números apontam que foi o diferencial para o resultado final das urnas em 2020. O grupo conseguiu eleger um vereador, Damião Aguiar, que hoje compõe a mesa diretora em uma junção com o grupo Boca Preta.

Bastidores: Em nossa visita aos corredores da Câmara de Brejo da Madre de Deus, informações dão conta que o deputado Diogo Moraes (PSB), percebeu o potencial do grupo liderado pelo Cowboy nas urnas e teria iniciado conversas com membros importantes desse grupo, visando às eleições de 2022.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade do seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter