17 de novembro de 2020

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

O que as urnas falaram? Parte I

Pequeno: As urnas não falaram, elas gritaram para o povo de Santa Cruz do Capibaribe. Óbvio que as interpretações não serão de forma unanime, cada um fará a sua. Nesse contexto, farei minhas interpretações em relação ao resultado, tanto para o executivo, quanto para o legislativo. Sabendo que o espaço das curtinhas é pequeno para tantas coisas que merecem ser analisadas, adiantamos aos queridos leitores que faremos diversas colunas para as devidas observações.

Taboquinhas: Começaremos nossas observações pelos vencedores, ou seja, o grupo Taboquinha. As urnas de 2016 fecharam com uma forte projeção de perspectiva de vitória para o grupo Taboquinha em 2020 e a mesma se concretizou. Mas quem imagina que o caminho foi fácil, está muito enganado.

O favorito: O saudoso Fernando Aragão saiu de 2016 como o grande favorito para 2020, mas a perspectiva de vitória cresceu aos olhos do grupo que pouco sobe administrar tal situação. Fernando precisou de muita paciência, o que não lhe era uma das suas maiores virtudes, para se manter como pré-candidato competitivo visando 2020, conseguiu um partido para lhe dar garantias, montou uma ala forte dentro do grupo Taboquinha e conquistou o mais importante, o apoio da maior parte do eleitorado Taboquinha, comprovado nas pesquisas internas e divulgadas nas pré-campanhas. Esses elementos lhe deram força para bater de frente e de forma inteligente contra pessoas que não queriam seu nome dentro do grupo, mas não conseguiram neutralizar Aragão.

Consolidado: O nome de Fernando Aragão estava consolidado para 2020, contudo, o mundo não esperava uma pandemia e Santa Cruz não esperava perder Fernando Aragão para Covid-19. Quis o destino escrever uma história que ninguém esperava, uma improvável junção do grupo Taboquinha em prol do jovem empresário Fábio Aragão (PP), nome que apesar de figurinha carimbada nas coordenações de campanha do seu pai, Fernando Aragão, passava despercebido dos holofotes da política.

Renovação: Apesar da vitória Taboquinha, as urnas apontaram uma renovação dentro do grupo e também um recado. A campanha foi liderada e supervisionada pelo olhar do próprio Fábio Aragão, com o auxilio de Helinho Aragão, dois jovens que precisarão oxigenar ainda mais o grupo nos próximos anos e dependerá muito da equipe que for escolhida para está à frente da prefeitura. Não vou menosprezar aqui, não cabe a minha pessoa, a importância dos nomes tradicionais do grupo, mas foi a primeira vez, em anos, que não foram protagonistas de uma campanha e talvez esse tenha sido o principal ponto da vitória. Fica a dica ao novo prefeito, e liderança de um grupo tradicional de peso, “renovação e oxigenação sem amarras”.

Desafio: Assim como foi a campanha, Fábio tem grandes desafios e muitas dificuldades a partir de 2021. Primeiro, não sabe a real situação que a prefeitura se encontra e como o atual gestor vai lhe entregar. Segundo, terá que saber como ninguém, dialogar com a futura Câmara de vereadores que tem 13 opositores e apenas 4 aliados. Terceiro, em minha opinião o mais importante, após ser eleito com menos de 35% dos votos válidos, conquistar uma população que demonstrou está cada vez menos paciente com os políticos.

As vantagens: Fábio Aragão como foi um candidato de oposição terá a oportunidade de dar um choque de gestão, independente de como pegar a prefeitura. O novo prefeito terá uma câmara que também precisará refletir sobre o resultado das urnas e isso, dependendo da reflexão dos vereadores, poderá ser positivo para o gestor, óbvio, dependendo das suas atitudes. E a mais que importante impaciência do povo, o recado foi dado, se demonstrar trabalho, transparência e honestidade o povo aprova, caso contrário… O resultado diz tudo.

Resta-nos: Esperar a futura gestão iniciar e torcer para que Fábio Aragão honre, como prometeu, o nome de Fernando Aragão e do povo de batalhador de Santa Cruz do Capibaribe. Boa sorte e um bom trabalho ao futuro gestor.

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!