21 de junho de 2021

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

O alvo

O alvo: Na sessão da Câmara de Taquaritinga do Norte da última quinta-feira, 17/06, o presidente da Câmara Demir (PDT) foi o principal alvo dos discursos da oposição e membros da mesa diretora, entre eles os “aliados” de grupo. Entre os principais pontos destacados nos discursos estavam o agir sem ouvir os pares, ou seja, a denominada falta de diálogo.  

Resposta: Após ser cobrado publicamente pelo vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Taquaritinga, Eraldo da Pedra Preta (PSB), o presidente Demir prestou contas do primeiro quadrimestre da casa de leis na última sexta-feira, 20/06.  

Estreou: No último sábado, 19/06, o programa “voz de Taquaritinga”, na rádio Farol FM, das 13:30 às 17h, liderado pelos vereadores de oposição: Amauri de Mino (PSD), Guilherme Cumaru (PSD), Hélio de Novo (PSD) e Natália de Luquinha da Saúde (PTB). Em sua estreia o programa contou com participações de convidados, a exemplo do ex-prefeito de Taquaritinga, Jânio Arruda (PSD), do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), a deputada Alessandra Vieira (PSDB) e os ex-vereadores Batata (PTB) e Luquinha da Saúde. 

Desproporcional?: E na estreia do programa o vereador Guilherme Cumaru trouxe um cálculo curioso da prestação de contas do primeiro quadrimestre. Pois segundo o parlamentar, nos primeiros quatro meses os vereadores de situação, juntos, receberam mais de 9 mil em diárias, e os de oposições, juntos, não chegaram a dois mil. 

Tinha: Ao observar o montante das diárias, Guilherme afirmou que muitas vezes os vereadores de oposição solicitaram diárias para seus trabalhos parlamentares e foram negadas e a questionar a “desproporcionalidade” a justificativa teria sido, segundo o parlamentar, de que quando os vereadores de situação solicitaram ainda tinham dinheiro e quando a oposição solicitou, não tinha mais. 

Preferência: Informações de bastidores dão conta que um novo nome surge no grupo Gravatinha visando à cabeça de chapa do pleito de 2024, Julião do Cartório. Em conversa com um vereador da bancada, ele afirmou que o nome de Julião conta com a preferência de quatro vereadores e alguns membros do grupo. 

Assando: Com a informação repassada a esse colunista, é perceptível que o nome de Batata começa a assar para o pleito de 2024, dentro do grupo Gravatinha. Ainda segundo uma das minhas fontes no grupo azul, o ex-vereador, nem de longe, é preferência dentro da atual bancada de vereadores para encabeçar uma chapa futura.  

Morde e…: Assopra, esse foi o termo utilizado pelo vereador oposicionista Ronaldo Cesar (PSD) em relação ao vereador da terceira via Milton Cícero e seus posicionamentos políticos. Ronaldo não é a primeira pessoa do mundo político de Taquaritinga, principalmente da oposição, a questionar a falta de clareza nos posicionamentos de Milton em relação se o mesmo seria de fato oposição ou situação, o ex-vereador Batata já havia feito este questionamento. 

Destaque: Descendo a Serra da Dália e chegando a terra das confecções, perceptível o protagonismo do grupo Carneirinho nas últimas semanas e o destaque na condução do projeto de ampliação do perímetro urbano da cidade, bem como a discussão sobre o empreendimento do Atacadão x Proteção ambiental da Serra do Exu. 

Sem entender: Por outro lado, a bancada Boca Preta demorou pra montar um discurso que se fizesse entender sobre o referido tema e deu espaço para a construção da narrativa de que “seriam contra” o empreendimento do Atacadão e a geração de emprego, em especial nas comunidades próximos a Serra do Exu, ao grande público. Pra piorar, teve que atacar integrantes do grupo verde, colocando na berlinda a bancada que vinham conquistando o apoio de alinhamento em algumas matérias.   

Impressionante: Como o grupo Taboquinha não consegue ser protagonista da discussão e construção do diálogo de um tema tão importante para o município, deixando de mão beijada um grupo opositor surfar na condução do processo. A gestão precisa de uma chacoalhada urgente na parte política, que tem Jason lagos à frente, pois a mesma está afetando diretamente a imagem da parte administrativa, antes que a boiada passe.  Esses elementos alimentam os bastidores políticos de Santa Cruz que fervem em relação à situação política do prefeito Fábio Aragão.  

Fiquem ligados: Nas curtinhas em áudio que vão ao ar às 16h, na rádio Polo FM, nesta segunda-feira, 21/06, traremos pontos importantes da política de Brejo da Madre de Deus e Jataúba, assim como a situação do Deputado Diogo Moraes x a Família Vieira no grupo de situação em Jataúba. 

As opiniões expressas nesta coluna é de responsabilidade de seu autor

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!