Pesquisar

Operação recupera 385 animais silvestres no Agreste e Sertão

 

 

Uma operação realizada nas cidades de Caruaru, no Agreste, e em Araripina, no Sertão do Araripe, apreenderam 385 animais silvestres.

De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), desse total, 340 são filhotes de papagaios-do-mangue (180), papagaios-verdadeiros (154), araras vermelhas (03) e maritacas (03), além de um jabuti e 44 pássaros de diversas espécies, entre elas, papa-capim, azulão, golinho, bigode, canário da terra, mané-mago, caboclinho, galo de campina, sabiá laranjeira, craúna, cravina, fim-fim.

Os filhotes estavam vindos do estado do Maranhão para serem comercializados na feira de Caruaru. A ação foi realizada com apoio do 4º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com o gerente da Unidade de Fauna Silvestre, Iran Vasconcelos, essa foi a maior apreensão de papagaios que chegou ao Cetas Tangara. Ele disse, também, que os responsáveis serão penalizados com autos de infração que podem chegar até R$ 1,2 milhão, pelos maus tratos dos animais.

De acordo com a CPRH, os filhotes de papagaios, araras e maritacas, vítimas do tráfico de animais silvestres, estavam sendo transportados do município de Balsas, estado do Maranhão, para a feira de Caruaru. Os animais foram apreendidos pela Polícia Militar e registrados pela Polícia Civil.

Inicialmente, os animais receberam os primeiros cuidados do pessoal da Patrulha Ambiental Itinerante de Araripina, no município de Ouricuri (Sertão do Araripe). Em seguida, levados para Araripina onde foram resgatados pela equipe da CPRH.

Do total de filhotes de papagaios apreendidos, 60 chegaram machucados ao Cetas Tangara e 30 morreram por conta dos maus-tratos causados pelo transporte clandestino em gaiolas inadequadas e os demais estão internados na clínica do Cetas.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter