Pesquisar

Consulta Pública discutirá criação de Monumento natural das serras do Pará e do Pico, em Santa Cruz do Capibaribe

A comunidade terá participação para expor suas demandas e comentar, por exemplo, maneiras de exploração econômica e sustentável a área (Divulgação)

No dia 4 de março, às 19h, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promoverá uma consulta pública para criar uma unidade de conservação nas serras do Pará e do Pico, na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

O projeto para a criação da unidade está sendo elaborado há cerca de um ano, e cinco cidades foram escolhidas para pleitear as unidades: Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Pombos.

Com a iniciativa, as cidades que conseguirem elaborar o plano poderão passar a explorar o turismo ecológico através de financiamento para exploração econômica sustentável, e as demandas serão indicadas para a criação também com a ajuda da comunidade local.

A gerência de meio-ambiente do município, através do gestor Gubetran Claudiomar, está conduzindo parte dos estudos para a criação do projeto em uma área de 1.373 hectares.

Exploração econômica

Em determinadas áreas de preservação ambiental não é possível a visitação, no entanto, a área pleiteada para Santa Cruz do Capibaribe não se enquadra neste modelo, sendo assim, um plano de manejo será elaborado para que possa ser explorada de maneira sustentável, gerando renda para a comunidade.

Diversidade de fauna

Além da área de mata e das elevações rochosas, inclusive com inscrições rupestres na Serra do Pará, existe na região uma ampla diversidade de animais, como saguis, onças, répteis, como cobras e lagartos, além de aves, como pica-paus, beija-flores e águias chilenas.

Esta variedade de animais se dá justamente pela preservação da vegetação, que proporciona a alimentação e abrigo para os mesmos.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter