Pesquisar

‘Memória nas Paredes’ visa realizar um resgate histórico de Santa Cruz do Capibaribe

Placa traz um breve relato sobre a vida de Pe. Zuzinha (Marivaldo Andrade/Divulgação)

Um projeto denominado de ‘Memória nas Paredes’ foi lançado em Santa Cruz do Capibaribe na última quinta-feira (07) com intuito de resgatar a história de personagens e vultos que dão nome as ruas e avenidas.

A idealização consiste na fixação de placas construídas em cerâmica que irão contar a história de pessoas que levam nome de ruas e logradouros públicos. Marivaldo Andrade e Matheus Arruda, que estão à frente desse projeto, participaram do programa 60 Minutos da Radio Polo, e detalharam sobre.

Estudantes da escola participaram do ato solene (Marivaldo Andrade/Divulgação)

De acordo com Marivaldo, o projeto foi inspirado após terem conhecimento de um projeto semelhante existente no Recife, que conta a história nas paredes da capital pernambucana.

Sobre os motivos que levaram a escolher como primeiro personagem Padre Zuzinha e a avenida que leva seu nome, Marivaldo referenciou a conhecida ‘Rua Grande’ por ter sido a partir dela que a cidade se desenvolveu. A placa foi fixada na parede da Escola Santo Antônio.

Pároco da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, participou do ato (Marivaldo/Divulgação)

“Nossa primeira ideia foi de partir da primeira avenida que nossa cidade teve, e a partir dela Santa Cruz foi crescendo. Inicialmente apresentamos o projeto a diretora do colégio e ela topou de imediato”, disse Marivaldo.

Além disso, a data para fixação da primeira placa do Padre Zuzinha foi justamente no dia que marcou 117 anos da passagem do seu nascimento.

‘Memória nas Paredes’ homenageou Pe. Zuzinha (Marivaldo/Divulgação)

Os idealizadores do projeto, Marivaldo e Matheus Arruda, estão buscando patrocinadores para dá continuidade ao projeto em todas as ruas e prédios públicos que fazem parte da história do município. O projeto também será apresentado a Prefeitura Municipal para uma possível parceria com intuito de levar a história e o conhecimento a população.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter