Pesquisar

Pesquisas para prefeito de Santa Cruz são registradas no TSE

Levantamentos Naipes e DataVox têm data de divulgação em 23/10

Duas pesquisas para aferir o quadro político em Santa Cruz do Capibaribe, foram registradas nesse sábado (17), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os resultados dos levantamentos estão com data de divulgação para o mesmo dia: sexta-feira, 23 de outubro. Os institutos responsáveis são Naipes e DataVox.

O primeiro (Naipes) também coletará informações para disputa de vereadores. A pesquisa será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, tendo como responsável contratante, a própria empresa de marketing.

O pesquisador da Naipes é Sérgio Laurentino de Melo e o valor da pesquisa está orçado em R$ 7 mil.

Já a segunda pesquisa (DataVox), que tem como pesquisador responsável Bruno Agra Ferreira, vai a campo na próxima terça, dia 20. O contratante foi o Blog do Edmar Lira ao valor de R$ 7 mil.

Expectativa

As duas pesquisas prometem movimentar os bastidores políticos no município desde já.

Durante essa semana, o resultado do levantamento IPESPE foi suspenso após ação da coligação que tem como candidato Allan Carneiro, alegando irregularidades na formatação do levantamento.

Passado

Pesquisas do Datavox foram bastante contestadas em 2016, quando apontavam larga vantagem do então candidato Edson Vieira (PSDB).

Na ocasião, o tucano venceu Fernando Aragão por menos de mil votos, representando porcentagem bem menos expressiva que os projetados pelo levantamento.

Em fevereiro deste ano, uma pesquisa da Naipes, também para Santa Cruz, foi registrada mas não foi divulgada oficialmente.

Um dia antes da data programada, números vazaram em algumas redes sociais, levantando dúvidas e críticas de envolvidos na corrida eleitoral.

No dia 20, o site da CBN divulgou e depois retirou a postagem, colocando em seguida uma nota, onde explicava que ficou sabendo depois que “a pesquisa havia sido encomendada por parte interessada no processo”. Nesses tempos, as regras da emissora não permite esse tipo de publicação.

Na época, o prefeito Edson Vieira fez fortes críticas ao então pré-candidato Allan Carneiro, afirmando que ele estaria por trás do procedimento.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter