Pesquisar

Governo autoriza retomada das aulas presenciais do ensino superior e prorroga suspensão para a educação básica

O Governo do Estado está realizando anúncios através da internet sobre o plano de retomada econômica (Reprodução / YouTube)

Durante coletiva de imprensa, cedida nesta segunda-feira, o Governo de Pernambuco anunciou a autorização para o início do processo de retomada das aulas presenciais do ensino superior, além de divulgar calendário para cada etapa. A permissão contempla as macrorregiões 1, 2 e 4, valendo para esta última apenas a 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), sediada em Petrolina.

Em contra partida, o decreto de suspensão das aulas da educação básica foi prorrogado até o dia 15 de setembro.

A Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco não pretendem mudar o seu planejamento. 

As assessorias da UFPE e UFRPE afirmam que a decisão não irá alterar os seus cronogramas. Ambas seguem a portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União no último dia 17, na qual a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior podem ser estendidas até 31 de dezembro de 2020.

A medida também flexibiliza os estágios e as práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto nos cursos da área de saúde. As instituições de ensino também possuem autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.

A retomada das aulas presenciais do ensino superior, desenhada pelo governo do estado,  acontecerá de forma escalonada, com a primeira etapa prevista para o dia 8 de setembro. Nessa fase, as instituições de ensino só poderão receber até 25% da sua capacidade, dando prioridade aos concluintes. No dia 14 de setembro, as faculdades e universidades poderão retomar as atividades com até 50% da capacidade de estudantes. O retorno às aulas presenciais deste segmento de ensino segue nos dias 21 e 28 de setembro, estando as instituições de ensino autorizadas a retomarem as atividades com 75% e 100% de sua capacidade, respectivamente.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter