Pesquisar

Estudantes da Escola Técnica de Santa Cruz vencem competição nacional

 

Estudantes da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, venceram a III Competição de Desenvolvimento de SIs Inovadores (CoDeSII). A competição é realizada pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, e conta com a participação de estudantes de nível médio e técnico de todo o Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, a CoDeSII está vinculada ao Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI).

O tema da CoDeSII este ano foi “Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades”, e os participantes deveriam apresentar soluções inovadoras para problemas práticos. Além de trocarem experiências com a comunidade de SI, e inspirar ideias e oportunidades para novos trabalhos e/ou negócios.

Disputando com universitários, os estudantes da ETE José Nivaldo Pereira Ramos foram os únicos representantes de todo o Nordeste, conquistando destaque ao receber o primeiro lugar na competição. Duas equipes participaram da competição, ambas orientadas pela professora Lara Bezerra.

“O prêmio torna-se ainda mais incrível pelo fato de ter sido a única escola nordestina na competição e ter disputado com universitários. Se eles já amavam estudar esse projeto, agora certamente eles amam muito mais. Para a gestão da escola e professores é uma enorme vitória. A gente fala de esperança e ganhos para a nossa educação”, comenta a professora de Redes.

O grupo vencedor é formado por Áurea Fernanda, Láyza Vieira, Mayan Mikael e Maria Fernanda, estudantes do curso de Redes de Computadores que formam o Organic4, um protótipo de app que tem o objetivo de incentivar comunidades ao consumo de alimentos orgânicos. O sistema visa facilitar a compra de alimentos orgânicos, beneficiando produtores e consumidores.

O time ainda falou sobre a importância de práticas agrícolas sustentáveis, sem a utilização de agrotóxicos.

Para Áurea Fernanda o momento é de gratidão. “É realmente muito gratificante ver um projeto em que você investiu tanto tempo e dedicação ter esse reconhecimento, porque o processo não é fácil e não é sempre que a gente se sente motivado a continuar, principalmente quando encontramos obstáculos. Mas no fim percebemos que todo o trabalho valeu a pena e isso dá um gás para continuar se dedicando mais e mais, em busca de outras conquistas. Não só eu, mas toda equipe tem muita gratidão por tudo isso”,afirmou a estudante.

Além da equipe Organic4, outro grupo de estudantes da mesma escola participou da competição. O Waste-Reuse, que venceu a 4ª Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos (ONDA), também participou da CoDeSII. O projeto, que foi criado para uma feira de empreendedorismo da escola, surgiu há dois anos. Ele visa transformar lixo eletrônico em arte e, ainda disponibilizar ecopontos na cidade, para que o e-lixo seja descartado de forma adequada.

A equipe responsável pelo Waste-Reuse já participou, e recebeu destaque, em competições nacionais, e ficou entre as 50 melhores ideias do Brasil, segundo a Junior Achievement de São Paulo. Os estudantes receberam mentoria de profissionais do Google, devido ao destaque do projeto, e agora os jovens estão empenhados em registrar o software.

“Esperamos validar nosso projeto na cidade de origem do mesmo, alcançar mais pessoas e, consequentemente, outras cidades”, comentou Pablo Luís, integrante da equipe Waste-Reuse, que ainda conta com a participação de Jônatas Ítalo, Maria Janmilly e José Artur.

NOTA DA CDL SANTA CRUZ

Recebemos essa notícia e enchemos nosso coração de alegria. A CDL Santa Cruz além de admirar talentos assim que são o rosto real do futuro, quer deixar nossos parabéns a todos e todas que estão nesse caminho de inovação da Escola José Nivaldo Pereira: professores e professoras, alunos e alunas! Sejam fortes e persistentes, que esse caminho é frutífero e trará resultados para toda a sociedade. Parabéns!

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter