Pesquisar

Cancelamento do São João causa prejuízos milionários no interior de Pernambuco

Santa Cruz do Capibaribe completa dois anos sem realização do São João da Moda

São João da Moda é um dos maiores do Agreste de Pernambuco

 

Na última quarta-feira (07) Caruaru foi a primeira cidade do interior de Pernambuco a anunciar oficialmente o cancelamento do São João 2021. O festejo é cancelado pelo segundo ano consecutivo, fato jamais visto na Capital do Forró. Além de Caruaru, Gravatá, Bezerros Petrolina e Arcoverde também não farão a tradicional festa.

Além dessas cidades, Santa Cruz do Capibaribe que nos últimos anos se destacou pela grandiosidade do evento também terá a festa cancelada. De acordo com o vice-prefeito Helinho Aragão, o evento deverá ganhar uma edição on-line, mas detalhes ainda serão ajustados.

Com a não realização desses festejos, as cidades calculam prejuízos milionários devido à não vinda de turistas e por deixar de gerar emprego e renda em um período importante para muitas famílias. Caruaru estima uma perca de cerca 200 milhões somente em 2020.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco divulgou que em 2018 o São João movimentou aproximadamente 347 milhões de reais. Em 2019, 434 milhões em todo o Estado. Os valores que os municípios deixam de movimentar se aproxima de 1 bilhão de reais.

Turismo

Em 2019, de acordo com pesquisa do governo estadual, o fluxo total de turistas foi de 880.319 pessoas. Entre os Estados que mais enviaram turistas estão, Bahia (8,84%), Paraíba (4,77%), Alagoas (3,67%) e São Paulo (2,48%).

Entre os estrangeiros, 20% eram argentinos. Espanhóis, franceses, portugueses e uruguaios representaram 10% cada. Naquele ano, também de acordo com o governo estadual, a taxa de ocupação na rede hoteleira chegou a 83,39% durante o São João – 14,4% a mais do que em 2018.

Outros segmentos

Além do setor hoteleiro, também perdem com a falta de festa bares, restaurantes, além de ambulantes formais e informais que trabalham nos principais polos das festas.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter