12 de abril de 2021

Cancelamento do São João causa prejuízos milionários no interior de Pernambuco

Santa Cruz do Capibaribe completa dois anos sem realização do São João da Moda

São João da Moda é um dos maiores do Agreste de Pernambuco

 

Na última quarta-feira (07) Caruaru foi a primeira cidade do interior de Pernambuco a anunciar oficialmente o cancelamento do São João 2021. O festejo é cancelado pelo segundo ano consecutivo, fato jamais visto na Capital do Forró. Além de Caruaru, Gravatá, Bezerros Petrolina e Arcoverde também não farão a tradicional festa.

Além dessas cidades, Santa Cruz do Capibaribe que nos últimos anos se destacou pela grandiosidade do evento também terá a festa cancelada. De acordo com o vice-prefeito Helinho Aragão, o evento deverá ganhar uma edição on-line, mas detalhes ainda serão ajustados.

Com a não realização desses festejos, as cidades calculam prejuízos milionários devido à não vinda de turistas e por deixar de gerar emprego e renda em um período importante para muitas famílias. Caruaru estima uma perca de cerca 200 milhões somente em 2020.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco divulgou que em 2018 o São João movimentou aproximadamente 347 milhões de reais. Em 2019, 434 milhões em todo o Estado. Os valores que os municípios deixam de movimentar se aproxima de 1 bilhão de reais.

Turismo

Em 2019, de acordo com pesquisa do governo estadual, o fluxo total de turistas foi de 880.319 pessoas. Entre os Estados que mais enviaram turistas estão, Bahia (8,84%), Paraíba (4,77%), Alagoas (3,67%) e São Paulo (2,48%).

Entre os estrangeiros, 20% eram argentinos. Espanhóis, franceses, portugueses e uruguaios representaram 10% cada. Naquele ano, também de acordo com o governo estadual, a taxa de ocupação na rede hoteleira chegou a 83,39% durante o São João – 14,4% a mais do que em 2018.

Outros segmentos

Além do setor hoteleiro, também perdem com a falta de festa bares, restaurantes, além de ambulantes formais e informais que trabalham nos principais polos das festas.

Postado por: Eliton Araujo

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!