Pesquisar

Bandeira verde vai baratear em até 20% a conta de energia

 

 

A partir de sábado (16) os consumidores de energia elétrica terão um motivo para comemorar. O governo federal anunciou que a bandeira que será adotada é a ‘verde’, que pode representar uma redução de até 20% na conta de luz dos brasileiros.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a expectativa é de que a bandeira permaneça neste patamar até dezembro. Desde setembro de 2021 que a bandeira vigente era a de escassez hídrica, que foi adotada com intuito de compensar os custos de energia que ficaram mais caras devido a pior seca enfrentada desde os últimos 91 anos.

Apenas os consumidores beneficiados com a Tarifa Social de Energia Elétrica estavam isentos da bandeira de escassez hídrica. A Usina de Furnas encerrou o mês de março acima de 80% do volume útil.

Devido a isso não será mais necessário o acionamento de geração de energia termelétrica adicional no sistema, que encarecia o valor final pago pelos consumidores.

Recentemente a Neoenergia Pernambuco havia anunciado a adoção da ‘bandeira escassez hídrica’ que iria elevar os custos; a cada 100khw consumidos, a população teria uma cobrança extra de R$ 14,20.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter