Pesquisar

Forró é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Dorgival Dantas em apresentação no São João de Campina Grande em 2018 (Divulgação/PMCG)

Após 10 anos de espera, o Forró foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido de registro havia sido feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, da Paraíba.

Após a decisão, o presidente Bolsonaro aproveitou e ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, mandou uma mensagem na tentativa de aproximar o eleitorado nordestino.

Além disso, o Conselho considerou o ritmo como um ‘super gênero’ devido abrangência que alcança. Para que tivesse esse reconhecimento, foram necessários que comunidades de todo país reunissem documentos relacionados e registros individuais para que montassem o dossiê do pedido.

Patrimônio Cultural Imaterial

Um patrimônio imaterial é um consenso que abrange expressões culturais que podem ser caracterizados pelos saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Segundo o Iphan, o primeiro registro de um gênero musical foi o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Depois disso, vieram o Jongo no Sudeste, Frevo, Tambor de Crioula, Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, Fandango Caiçara, Carimbó, Maracatu Nação, Maracatu do Baque Solto, Marabaixo.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter