Pesquisar

Em carta aberta, produtores e artistas pedem que festas juninas sejam mantidas

 

Imagem ilustrativa (Reprodução / Internet)

 

O artista Maciel Salu, juntamente com os produtores culturais Rute Pajeú e Danilo Carias, assinaram uma carta a respeito da decisão da suspensão do São João pelo prefeito do Recife, João Campos.

Na carta, os ativistas lembram o período de inatividade, provocado pela pandemia, dizendo que grande parte dos artistas dependem das suas apresentações para sobreviverem.

“Suspender o São João, sobretudo nesse momento de retomada das atividades culturais de forma presencial, é tirar a esperança de quem vive de e para a cultura”, diz um trecho da publicação. 

Os artistas se solidarizam com os desabrigados e mortos pelas enchentes, solicitando que outras medidas sejam encontradas para apaziguar o sofrimento das famílias, sem afetar a renda da classe artística.

 

Confira o texto na íntegra:

“Mais uma vez a Cultura paga a conta. 

Como disse Gilberto Gil, ‘é preciso colocar a cultura na cesta básica brasileira’. A Cultura precisa ser vista como é, essencial nas nossas vidas e necessária em todos os momentos, não só no entretenimento.

No primeiro ano da pandemia, onde tanta gente deprimiu, a cultura foi que salvou muitas vidas através da música, dos livros, dos filmes, da dança, das artes, de modo geral. 

Suspender o São João, sobretudo nesse momento de retomada das atividades culturais de forma presencial, é tirar a esperança de quem vive de e para a cultura. 

O Recife tem outros orçamento de onde pode remanejar a verba necessária para apoiar as famílias que perderam suas casas. Sobretudo há a possibilidade de repensar também o reforço as ações de Assistência Social de média e alta complexidade, dando o devido cuidado e atenção à população.

Suspender o São João é desesperançar. É tirar qualquer perspectiva das trabalhadoras e trabalhadores da cultura que precisam desse recurso para continuar resistindo, ou pior que isso: existindo.

A dor das famílias que perderam seus entes queridos, seus pertences e suas casas nessa tragédia é imensa. Toda nossa solidariedade às quase 4 mil pessoas que estão desabrigadas nesse momento. Nossa vibração também pelas pessoas que perderam suas vidas.

Nós enquanto sociedade civil estamos nos mobilizando, doando alimentos, produtos de higiene, itens de vestuário, abrigo e afeto. Mas não podemos aumentar a crise na cultura, onde afetaremos outro elo que precisa do nosso apoio. 

Prefeito @JoaoCampos, com todo respeito à sua gestão, e em nome de todos que fazem cultura, sobretudo a cultura Popular, que sempre esteve no elo frágil desta cadeia, peço que repense a decisão. Vamos juntes encontrar outras soluções para a crise gerada pelas chuvas. Juntes, sem deixar ninguém de fora.

Assinam essa carta: Maciel Salú, Rute Pajeú, Danilo Carias e quem mais desejar”.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter