15 de dezembro de 2020

Curta Taquary 2021 está com inscrições abertas

O festival que chega à décima quarta edição está recebendo filmes para sete mostras competitivas

Estão abertas as inscrições de filmes para exibição no 14º Curta Taquary – Festival de Curta-Metragem de Taquaritinga do Norte, que será realizado de forma híbrida em 2021. Os filmes serão exibidos de 16 a 22 de março e em janeiro e fevereiro serão realizadas as oficinas, que também serão online, mas contarão com algumas atividades presenciais. As pessoas interessadas em participar do evento devem submeter os trabalhos no site www.curtataquary.com.br.

Serão sete mostras competitivas. São elas: Mostra Brasil (com temática livre); Primeiros Passos (para diretores em seus primeiros trabalhos); Dália da Serra (voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas); Universitária (direcionada para produções oriundas de alunos de graduação); Diversidade (filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas); Curtas Fantásticos (filmes de horror, ficção científica e fantasia); Criancine (filmes voltados para o público infanto-juvenil).

A proposta para 2021 é contar com uma programação com produções que abordem temáticas sociais, educativas, políticas, de raça, gênero, ambientais, étnicas, inclusivas (mostras especiais com áudio descrição e LSE), que possam ajudar no desenvolvimento do senso crítico do público e que apontem soluções para a construção de uma sociedade mais justa e em equilíbrio com a Natureza. Por isso, o festival vai ser realizado em um período tão especial: 16 de março é o Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas e o dia 22 é o Dia Mundial da Água.

Para o coordenador e idealizador do festival, Alexandre Soares, é preciso desenvolver ações voltadas para um planeta melhor.

“Questões ambientais são sempre pautas importantes a serem discutidas/tratadas e precisamos sempre conscientizar a população para cuidarmos de nosso planeta, que é nossa casa, e ele tem sido muito maltratado pelas queimadas, poluição e desmatamentos. Precisamos mais do planeta do que ele precisa de nós”, explicou.

A próxima edição do festival contará com uma ação de reflorestamento em uma região de Taquaritinga do Norte atingida por uma queimada em dezembro de 2016. Ao todo, cerca de 50 hectares de mata nativa foram destruídos. A ideia é que para cada filme inscrito seja plantada uma árvore.

O 14º Festival Curta Taquary tem o aporte financeiro do Edital de Festivais LAB PE da Lei Aldir Blanc e é uma realização das produtoras Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções.

Identidade Visual – A identidade visual da 14ª edição do Curta Taquary foi realizada pela artista plástica Simone Mendes, inspirada na pintura “Caçadores da Neve” de Pieter Bruegel. A obra é de 1565 e mostra os caçadores voltando pra casa com notícias ruins. Simone fez uma releitura e mostra agricultoras voltando de um trabalho no campo para a cidade com boas notícias. A proposta é mostrar que, mesmo em um contexto de queimadas, é possível desenvolver ações de reflorestamento, é destacar a importância do papel da mulher na agricultura, é provocar um olhar para o meio ambiente. “Eu queria trazer uma perspectiva de mudança, com esperança”, disse Simone Mendes.

Serviço
14º Curta Taquary – Festival de Curta-Metragem de Taquaritinga do Norte
16 a 22.03.2021
Inscrição: www.curtataquary.com.br

Contatos:
Claudio Rodrigues: (81) 99607-0945
Henrique Figueroa: (81) 99785-3235
Rosangela Araújo: (81) 99607-0944

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!