Pesquisar

Pesquisa da UFRPE aponta Santa Cruz do Capibaribe em situação preocupante com relação a dados da Covid-19

Além da Capital da Moda, outras 20 cidades são analisadas em estudo

Um levantamento realizado pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) e outras instituições, aponta que a aceleração do novo coronavírus em algumas cidades do agreste é maior que a registrada em Caruaru e Bezerros, cidades que estão em regime de isolamento mais rígido até o dia 5 de junho.

O estudo, que acompanha 21 cidades do estado, utiliza métodos criados pela Universidade Politécnica da Catalunya, na Espanha. De acordo com os dados, Santa Cruz do Capibaribe, Palmares, Petrolina, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão deveriam adotar medidas mais rígidas de isolamento social.

Para o epidemiologista computacional e integrante do estudo, Jones Albuquerque, a decisão de restringir atividades econômicas em Caruaru e Bezerros foi acertada, mas há municípios em situação pior, que deveriam ter sido consideradas.

“Não adianta controlar só um pedaço. É normal que o vírus ande entre as cidades”, afirmou.

O levantamento é composto por gráficos que apresentam áreas de situação crítica de risco (vermelho), atenção (amarelo) e possibilidade de retorno às atividades (verde). Quanto mais vermelho estiver o gráfico, e quanto mais a curva estiver apontando para o alto, pior a situação do município.

“Santa Cruz do Capibaribe está indo em direção ao vermelho em um dos piores gráficos de risco para a Covid”, aponta o pesquisador

Ele também aponta as situações de Caruaru e Toritama, considerando que a primeira tem dados de queda em virtude das medidas restritivas adotadas na última semana, e Toritama, segundo ele, também apresenta um quadro distante do ideal pra uma possível retomada à condição de normalidade.

Com informações do Jornal do Commercio

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter