31 de março de 2020

Coordenadora municipal do Cadastro Único explica sobre auxílio emergencial e alerta para golpe em redes sociais

Link com suposto cadastro é uma fraude que rouba os dados do usuário (Reprodução / WhatsApp)

Foi aprovado no Congresso Nacional um auxílio emergencial à população que está apreensiva em virtude da situação econômica para a qual o país caminha, em virtude da pandemia do novo coronavírus, que orienta o isolamento social da população.

O auxílio será no valor de 600 reais, podendo chegar até 1.200 reais por família e será pago por três meses, prorrogável por mais três.

Todos que trabalham sem carteira assinada, inclusive os trabalhadores domésticos, empregadores sem CNPJ, microeempreendedores individuais, desempregados com mais de 18 anos que se enquadrem nos critérios do Cadastro Único, que é o registro de pessoas de baixa renda que recebem benefícios sociais, como o Bolsa Família poderão receber o auxílio que deverá ser pago em agências da Caixa e Banco do Brasil, casas lotéricas e agências dos Correios.

Os usuários que já recebem outro benefício poderão optar entre o valor do auxílio emergencial, ou o benefício que já estejam recebendo, durante os três meses em que o auxílio será pago.

A coordenadora do Cadastro Único em Santa Cruz do Capibaribe, Gabriela Rocha comentou sobre critérios para recebimento e reforçou que os usuários já cadastrados no sistema até o dia 20 de março poderão receber o auxílio.

Gabriela Rocha ainda solicitou aos usuários que não cliquem em nenhum endereço virtual que ofereça um cadastro prévio para o recebimento do auxílio.

Postado por: Walter Miro

31 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

31 de março de 2020

Homem que divulgou áudios convidando população para saques em Toritama é conduzido à delegacia e faz retratação

O indivíduo gravou um novo áudio na delegacia se retratando (Reprodução / Internet)

Na tarde desta segunda-feira (30), a Polícia Civil, na cidade de Toritama, localizou um homem que espalhou áudios em grupos de aplicativos de trocas de mensagem incitando a população a participar de saques, queixando-se dos decretos que determinam o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

As mensagens deixaram comerciantes apreensivos com relação a possíveis ações criminosas que poderiam acontecer no município.

Localizado, o indivíduo foi conduzido até a Delegacia, onde gravou um áudio se retratando sobre a situação, pedindo desculpas pela primeira mensagem.

Pela atitude, o homem pode responder pela prática de incitação ao crime, cuja pena é a detenção, de três a seis meses, ou multa.

Postado por: Walter Miro

31 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Covid-19 – Mais um caso suspeito é descartado em Santa Cruz do Capibaribe

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe anunciou mais uma atualização de dados notificados do Covid-19 no município. Subiu o número de notificações, agora ao todo são 39, um dado positivo foi mais uma atualização no número de casos descartados, agora são oito.

O município segue com 31 pacientes sob investigação, e não há casos confirmados da doença.

Para que os dados sigam sem nenhum número negativo, é importante que a população siga respeitando o isolamento social orientado, deixando suas residências apenas para atividades necessárias e mantendo em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais.

Pernambuco

Nesta segunda-feira (30), o estado de Pernambuco chegou a 77 casos confirmados com seis mortes, o óbito de um paciente de 62 anos, morador de Goiana, acabou tendo o diagnóstico confirmado. A prefeitura do Recife anunciou 19 novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes atingidos pela doença.

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Açude da Manhosa, em Santa Cruz, se aproxima da capacidade máxima

A construção civil avançou ao longo dos anos e o açude da Manhosa hoje fica próximo ao bairro Santo Agostinho (Fernando Lagosta)

Com mais de 50 anos de existência, o açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe está prestes a atingir sua capacidade máxima.

Atualmente o reservatório de pequeno porte, que fica dentro do perímetro urbano do município não serve para o abastecimento da população, suas águas servem apenas para a construção civil.

Com as chuvas dos últimos dias, o açude recebeu um grande volume de água e a situação preocupa os moradores do entorno, pois os caminhos por onde a água seguiria seu curso após atingir sua capacidade máxima estão obstruídos por entulhos, fazendo com que o caminho fique mais estreito e aumentando os riscos de alagamento em casas próximas ao reservatório.

A Secretaria de Habitação e Serviços Públicos monitora a situação e deverá ordenar a limpeza do local para que não sejam causados transtornos à população.

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Brejo da Madre de Deus registra chuvas em 16 localidades do município

A paisagem nos últimos dias nas barragens que abastecem Brejo da Madre de Deus é animadora para a população, com níveis elevados (Alisson Mesquita)

Nas últimas 24 horas, várias cidades do Agreste registraram chuvas em intensidades diferenciadas, mas que ajudam a manter os reservatórios recebendo recargas e limpando o leito de rios como o Capibaribe, que corta grande parte do estado.

Em Brejo da Madre de Deus, 16 localidades do município, em sua sede e zona rural tiveram precipitações registradas, sendo o distrito de São Domingos o local onde houve mais acúmulo de água (70 milímetros).

Confira os índices das 16 localidades:
São Domingos – 70 mm

Assentamento Garrote – 60 mm

Assentamento Miguel Velho – 45 mm

Assentamento Baraúnas – 42 mm

São Paulo – 38 mm

Poços (Fazenda Nova) – 32 mm

Lagoa de Pedra – 30 mm

Queimadas – 28 mm

Tambor – 26 mm

Bandeira – 22 mm

Brejo Sede (IPA) – 18 mm

Estrago (IPA) – 18 mm

André Luiz (Poço Fundo) – 15 mm

Açudinho – 13 mm

Amaro de Cima – 12,5 mm

Amaro (Centro) – 11 mm

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Bolsonaro contraria autoridades de saúde e visita comércio do DF, prazo para mudanças de partido não sofre alteração pelo TSE – Ouça o Rádio Debate desta segunda-feira (30)

Na edição desta segunda-feira do programa Rádio Debate, a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao comércio do Distrito Federal foi comentada. Contrariando todas as autoridades sanitárias do mundo e o próprio ministério da Saúde, o presidente cumprimentou comerciantes e comentou inclusive editar um decreto determinando a abertura imediata do comércio.

Na última semana, foi comentada a possibilidade de filiação do vereador Carlinhos da Cohab ao PSB, mas no último sábado, ele anunciou sua filiação ao Progressistas, pois mesmo em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, os prazos previstos para as eleições estão mantidos.

Outro assunto abordado foi a destinação de parte da renda do Baile Municipal para o enfrentamento ao Covid-19 no município.

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

“A polícia está orientada a prender”, informa Promotor de Justiça sobre pessoas em banhos nos açudes de Brejo

Na tarde desta segunda-feira (30) o promotor de Justiça titular de Brejo da Madre de Deus, Antônio Rolemberg, afirmou que policiais militares do 24º BPM estão orientados a prender qualquer pessoa que estiver descumprindo decreto estadual, e se aglomerando para banhos nos açudes do município.

Com as chuvas recentes e aumento no volume de água em Açudes da região, vários populares tomaram os espaços para banhos, principalmente nas barragens do Machados e Tabocas.

“A polícia está orientada a prender”, disse o promotor que seguiu pouco tempo depois “se preciso, providencio dois ônibus, não tem problema”, falou em referência ao grande número de pessoas que estão descumprindo a ordem.  

O decreto faz parte das medidas adotadas pelo governo do estado para contenção do coronavírus no estado de Pernambuco.

As declarações aconteceram na tarde desta segunda, durante o programa Expresso 100.7 na Rádio Polo.

Postado por: Janielson Santos

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

São Domingos – Criança é socorrida após cair dentro de cisterna

Uma criança foi socorrida para a Policlínica do distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, no início da tarde desta segunda-feira (30), após cair dentro de uma cisterna.

A vítima foi um menino de 1 ano e seis meses residente na Rua São Vicente, no loteamento Barrinha. De acordo com informações colhidas na policlínica, ele chegou na localidade desacordado.

Após os primeiros atendimentos, o menino foi transferido para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Postado por: Janielson Santos

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Barragem de Jucazinho chega a 21% de sua capacidade total

As chuvas dos últimos dias vêm proporcionado um aumento considerável em diversos mananciais no estado de Pernambuco, em especial no agreste.

Dados atualizados nesta segunda-feira (30), pela Compesa, mostram que a Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, já acumula 21% de sua capacidade.

O número representa, aproximadamente, um volume de 42 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório tem capacidade para armazenar 204 milhões de metros cúbicos.

Já a Barragem do Prata, em Bonito, está com 61% de sua capacidade, sendo 25 milhões de metros cúbicos de água. O Prata tem capacidade para 42 milhões.

Os mananciais abastecem vários municípios da região, entre eles, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Postado por: Janielson Santos

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

30 de março de 2020

Quedas constantes de energia elétrica afetam moradores em Taquaritinga do Norte

Prefeitura relata que já notificou CELPE

As constantes interrupções na energia elétrica têm causado transtornos e preocupação para os residentes em Taquaritinga do Norte. Há cerca de dois meses que as oscilações têm se tornado frequentes, causando prejuízos para os moradores e o pouco comércio, que pode funcionar durante a pandemia.

Na manhã desta segunda feira (30), foram registradas ao menos cinco ocorrências de falta de luz em pouco menos de uma hora, no distrito de Pão de Açúcar.

Ouvintes do programa Rádio Debate, na Rádio Polo, relataram o mesmo problema em diferentes sítios.

Para a população que está em quarentena por causa das medidas de precaução em relação ao coronavírus, manter-se em casa tem se tornado um desafio.

A ocorrência de quedas em intervalos de minutos resulta na perda de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

“Tá um absurdo o que essa CELPE está fazendo conosco aqui em Pão de Açucar. A todo instante a energia cai e a gente não sabe mais a quem recorrer”.  Reclama o comerciante Jorge Ferreira, que disse que já ligou várias vezes para a concessionária fornecedora de energia elétrica, relatando o problema, e a resposta têm sido que será solucionado em breve.

Segundo o prefeito do município, Ivanildo Lero, diversas medidas por parte da administração já foram tomadas com relação a essa situação. De acordo com o gestor, a CELPE já foi notificada através de ofícios e o Ministério Público acionado.

 “Eu já fui pessoalmente ao escritório da CELPE em Caruaru levar essa reivindicação, já acionei o Ministério Público. Hoje (30/3), mandei mais uma vez um ofício notificando os representantes da fornecedora de energia, para justificar e nos dizer quais são as medidas e ações que estão sendo executadas para resolver esse problema”, relatou o prefeito. 

Por: André Barbosa (Correspondente Polo+, em Taquaritinga do Norte)

Postado por: Janielson Santos

30 de março de 2020

Postado por: Walter Miro

Ouça A Polo FM Ao vivo
Siga nossas Redes
Fale Conosco
error: Content is protected !!